Notícias MEIO AMBIENTE
Mato Grosso reduz focos de calor nos três biomas mato-grossenses; no Pantanal a redução foi mais de 80%
O resultado foi a redução dos focos de calor em todos os três biomas mato-grossenses: Pantanal 82,44%, Cerrado 52,07% e Amazônia 42,25%, conforme dados do Instituto Nacional e Pesquisas Espaciais (INPE).
Decreto modifica medição das espécies arbóreas do Bioma Pantanal
Decreto Nº 1196, de 10 de dezembro de 2021, publicado em Diário Oficial desta segunda-feira (13.12), muda medição de indivíduos jovens das espécies arbóreas, que na normativa atual são aquelas com altura menor de 5 m e diâmetro “a altura do peito - DAP” menor ou igual a 5 cm.
Sema apresenta balanço anual da gestão de Recursos Hídricos nesta terça-feira (14)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apresenta, nesta terça-feira (14.12), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o relatório de Gestão de Recursos Hídricos de Mato Grosso do ano de 2021. A apresentação será feita aos parlamentares e interessados, às 10h, no plenário da Comissão de Meio Ambiente.
Será feito um panorama das ações desenvolvidas pela Sema, por meio da Superintendência de Recursos Hídricos, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e dos Comitês de Bacias Hidrográficas instituídos em Mato Grosso.
A apresentação do documento será transmitida ao vivo pela TV Assembleia Mato Grosso.
Novos caminhões vão reforçar o combate aos incêndios florestais em 2022
A entrega de 12 novos caminhões modelo autotanque, adquiridos com recursos de R$10 milhões do Governo de Mato Grosso, por meio do Programa Mais MT, serão destinados para as Unidades Regionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para reforçar o trabalho das equipes no combate aos incêndios
Governador lança Parque Novo Mato Grosso na sexta-feira
O governador Mauro Mendes lança nesta sexta-feira (26.11), às 8h30, o Parque Novo Mato Grosso, localizado na MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro – Estrada de Chapada). Com área total de 300 hectares, o local será um dos maiores espaços multieventos da América Latina.
Sema-MT abre processo seletivo para contratação de profissionais com salários de até R$ 10 mil
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) publicou nesta sexta-feira (19.11) o edital de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 25 profissionais de diversas áreas de atuação de nível superior.
Mato Grosso reduziu em 30,6% os alertas de desmatamento nos últimos três meses
Apesar do aumento histórico no desmatamento do Bioma Amazônia, Mato Grosso reduziu os alertas de desmatamento em 30,6% no último trimestre (agosto, setembro e outubro de 2021), em comparação com o mesmo período do ano passado.
Proteção dos recursos hídricos é tema da Conferência sobre Estatuto do Pantanal
A proteção dos recursos hídricos e a influência dos regimes hidrológicos no Pantanal foram temas debatidos na sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa, durante o terceiro dia da Conferência sobre o Estatuto do Bioma do Pantanal.
Na abertura do dia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB) falou que para melhorar o projeto, é preciso debater amplamente o assunto e por isso, entende que a conferência é o momento propício para isso, onde a Assembleia faz sua parte com opiniões e dando condições para os palestrantes exporem suas sugestões.
“Um debate importante para melhorar o Pantanal. Agora, ficam as contribuições de ambientalistas, cientistas e especialistas no Pantanal. Na oportunidade foi passada a informação e o que realmente significa o estatuto.
Dia do Pantanal: Conheça as ações do Governo de Mato Grosso para proteção do bioma mato-grossense
O dia 12 de novembro é a data alusiva de comemoração ao dia do Pantanal. Para proteção da fauna e flora deste bioma, que fica dentro do município de Poconé (104 km de Cuiabá), o Governo de Mato Grosso promoveu diversas ações no período de estiagem de 2021.
MT tem potencial para captar 500 milhões de dólares ao ano com venda de créditos de carbono
Mato Grosso tem condições de captar até 500 milhões de dólares ao ano para pagamento de créditos de carbono, por conta da redução do desmatamento. Este foi o tema de uma reunião com investidores, nesta quarta-feira (10.11), como parte da participação do Estado