Publicado em Quarta - 10 de Janeiro de 2018 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Prefeitura e cooperativas trabalham para uma cidade mais sustentável

Atualmente na prefeitura 22 bairros estão inseridos no processo de implantação da coleta seletiva coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que realiza o trabalho de orientação e coleta porta a porta.

Leia mais...
Luiz Alves

Batalhão Ambiental prendeu 547 pessoas por crime ao meio ambiente

Publicado em Quarta - 03 de Janeiro de 2018 | por Redação TA c/ Ascom PM-MT

Em 12 meses, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu 547 pessoas e aplicou mais de R$ 13 milhões em multas por crime ambiental. Ao todo, 670 animais foram resgatados e 99 armas de fogo e 1.227 munições foram apreendidas.

Leia mais...

Ibama deve endurecer fiscalização em desmatamentos de terras indígenas em Mato Grosso

Publicado em Domingo - 31 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ MPF-MT

A medida do MPF vem em resposta à pressão do desmatamento destas áreas no norte e noroeste de Mato Grosso. As serrarias clandestinas são atraídas pelo valor de mercado de madeiras nativas como o Ipê e se concentram, em especial, ao redor das terras indígenas de Aripuanã, Piripikura e Kawahiva.

Leia mais...

Governo federal prorroga prazo para inscrição no CAR

Publicado em Domingo - 31 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Sema-MT

Leia mais...

Sema finaliza 74% a mais de licenças ambientais e reduz tempo de resposta ao cidadão em 46%

Publicado em Quinta - 28 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Sema-MT

Com a implantação da gestão por resultados, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aumentou em 74,4% o número de processos de licenciamento ambiental e outorga de água emitidos neste ano em comparação a 2015. O balanço até o início de dezembro mostra a finalização de 7.753 processos, frente aos 4.445 do mesmo período do outro ano. Em relação ao ano passado, o incremente foi de 28%.

Outro avanço importante foi a redução de 46,4% no tempo médio de resposta à população na área de licenciamento, de 272 para 146 dias.

Leia mais...

Para evitar acúmulo de água, depósito de pneus e ferro-velho deverão ter cobertura em MT

Publicado em Quinta - 21 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Assessoria

Com o objetivo de combater os focos do Aedes aegypti em Mato Grosso, o deputado Wancley Carvalho (PV) apresentou projeto de lei que estabelece a instalação de cobertura em depósitos de pneus, ferros-velhos e sucatas. A intenção é evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelo vetor.

Leia mais...

MPE quer saber se instalação de PCH vai causar impacto nas baías de Siá Mariana e Chacororé

Publicado em Segunda - 18 de Dezembro de 2017 | por Da Redação TA c/ MPE

O MPE foi informado sobre a instalação da PCH por meio de uma moradora antiga da região, que está preocupada com as consequências do barramento das águas e da vazão com relação a Baía Siá Mariana, já que o Rio Mutum é seu único tributário.

Leia mais...
Secretário Carlos Fávaro conduziu a reunião nesta quinta-feira
Secretário Carlos Fávaro conduziu a reunião nesta quinta-feira

Câmara Técnica da Sema aprova a destinação de R$ 18 milhões para unidades de conservação

Publicado em Sábado - 09 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Sema-MT

Leia mais...

População realiza mutirão de reflorestamento em área de grilagem de terras

Publicado em Terça - 05 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ MPE

Dezenas de alunos da rede estadual de ensino, trabalhadores extrativistas e voluntários reuniram-se, no último sábado (02.12) para trazerem de volta um pedaço de floresta amazônica na reserva legal comunitária do Projeto de Assentamento Juruena, em Cotriguaçu. A iniciativa faz parte do projeto "Reflorestamento Afirmativo", executado pela Promotoria de Justiça da comarca.

Os trabalhos de recuperação de cerca de 700 hectares de floresta pública ilegalmente destruída e transformada em fazendas de gado começou no final de 2016, com uma parceria entre o Ministério Público, as Polícia Civil e Militar, o Ibama, a Prefeitura de Cotriguaçu e a sociedade civil.

Leia mais...

Fiscalização apreende 163 kg de pescado irregular e um veículo

Publicado em Sábado - 02 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Sema-MT

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu nesta semana 163 kg de pescado irregular e um veículo no município de Santo Antônio de Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá). Ninguém foi preso.

Conforme o fiscal da coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema, Luciedio Rodrigues Lisboa, as espécies apreendidas eram de pacu, pintado, cachara e jaú. Após serem encaminhados para a Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado do Mato Grosso (Politec), os peixes em condição de consumo humano foram doados para instituições filantrópicas.

Leia mais...