Notícias MEIO AMBIENTE
Sema irá avaliar projeto de lei que implanta cota zero nos rios de Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) recebeu na quarta-feira (14.03) o substitutivo integral do projeto de lei (PL 460/2017) que prevê a proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos
Voluntários limpam rio Cuiabá no Pantanal em Barão de Melgaço
Durante todo o final de semana (10 e 11 de março), pescadores, servidores públicos, agentes políticos, militares, empresários, catadores de resíduos sólidos e moradores de Barão de Melgaço se uniram para limpar o rio Cuiabá na região.
Defesa Civil orienta população a se prevenir durante período chuvoso
O verão cuiabano é sempre marcado por chuvas frequentes e o volume de águas acumulado neste período pode acarretar em algumas situações adversas que exigem cautela e atenção. Com a maior parte da precipitação média anual se concentrando nesta época, tempestades podem ocasionar em alagamentos, cheias de rios e possíveis desastres naturais mais severos - comprometendo a integridade física do cidadão. Para se prevenir deste tempestuoso estágio, a Defesa Civil emitiu uma série de orientações práticas e eficazes, que vão garantir uma maior tranquilidade, mesmo em dias turbulentos.
Uso da água e desigualdade na oferta precisam ser discutidos, diz especialista
Especialista em recursos hídricos e sustentabilidade, a arquiteta e urbanista Marussia Whately coordena desde 2014 a articulação Aliança pelas Águas, iniciativa criada durante a crise de abastecimento de água em São Paulo. A rede reúne mais de 70 organizações da sociedade civil.
Fiscalização apreende 47 kg de pescado, apetrechos e arma de fogo
Em combate à pesca depredatória e caça ilegal em Mato Grosso, as equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreenderam na quinta-feira (22.02) no interior do estado 47 quilos de pescado irregular, diversos apetrechos, munições e uma espingarda.
MPE recomenda suspensão de licenças a PCHs no Pantanal
Ministério Público recomenda para que não sejam emitidas licenças e autorizações para instalação da Hidrovia Paraguai-Paraná ou obras de aproveitamentos hidroelétricos na Região Hidrográfica do Paraguai.
Garimpos e hidrelétricas preocupam especialistas em áreas úmidas
A mineração desenfreada e a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em rios que abastecem o Pantanal Mato-grossense, na região entre Poconé e Barão de Melgaço, estão afetando diretamente a vida da maior planície alagada do planeta. Estes e outros problemas foram debatidos durante encontro realizado pelo Ministério Público