Notícias MEIO AMBIENTE
Sema apreende 174 quilos de pescado irregular nas águas do Rio Manso e Barranco Alto
Entre os dias 28 e 30 de maio, equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em conjunto com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), realizaram duas operações especiais
Governo e MPE firmam TAC que permite banho no Complexo Salgadeira
O Governo de Mato Grosso firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado (MPE), nesta quarta-feira (30.05), autorizando o banho no Complexo Salgadeira, situado na rodovia MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, após a sua inauguração. O local é considerado um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso.
As obras já estão na reta final e o complexo deve ser liberado nas próximas semanas.
Denúncia anônima evita desmate ilegal no Pantanal de Mato Grosso
A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), impediu o desmate de uma área de 185,2 hectares de vegetação nativa do Pantanal. Em atendimento a uma denúncia anônima, a fiscalização foi realizada em uma propriedade rural no município de Santo Antônio de Leverger
Monitoramento por satélite evita derrubada de 1.600 ha de floresta
A Operação HotSpot (pontos quentes), que tem o objetivo de impedir a derrubada da floresta ou cerrado por meio de monitoramento de imagens de satélite, está sendo realizada mensalmente em todo o estado de Mato Grosso.
Fiscalização apreende 30 kg de pescado irregular, canoa e rede de arrasto
A Equipe de Fiscalização da Sema, em parceria com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), capturou, na tarde de quarta-feira (09.05), 30 kg de pescado irregular, que foi doado para o Hospital de Santo Antônio de Leverger. Também foram apreendidos uma canoa e uma rede de arrasto.
SEMA Prevenção e combate ao desmatamento ilegal marcam visitam do ministro a Cuiabá
Dois decretos, um que institui o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais em Mato Grosso e outro que regulamenta o Programa de Regularização Ambiental dos imóveis rurais do estado foram assinados, na manhã de segunda-feira (07.05), pelo governador Pedro Taques, na presença do ministro substituto de Meio Ambiente, Edson Duarte e do secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby. Na ocasião também foi apresentado, pelo ministro, o Plano Nacional de Mobilização contra o Desmatamento Ilegal.
Mato Grosso está na terceira etapa de combate ao desmatamento ilegal. O decreto assinado pelo governador reafirma as políticas públicas que foram construídas desde 2015, de acordo com o secretário André Baby.