Notícias MEIO AMBIENTE
Entre os avanços na Sema, Fávaro destaca redução de 40% no prazo de licenciamento
Houve ainda um aumento de 28% no número de processos de licenciamento ambiental emitidos até novembro deste ano, em comparação a todo ano de 2015. Em 2016, foram finalizados 5.550 processos (de janeiro a novembro), frente aos 4.323 do ano passado (janeiro a dezembro). Esses dados integram o balanço do projeto ‘Licenciamento Eficiente’, realizado pela empresa de consultoria Falconi com início em abril e término em novembro deste ano. Ao todo, foram 7 meses de consultoria.
Desmatamento florestal tem queda superior a 2,5% em cinco anos
O estudo destaca que, nos três últimos anos analisados, houve alterações de 4,6% na cobertura do território brasileiro, com ligeiro aumento em relação aos 3,5% de alterações verificadas de 2010 a 2012.
Sema emite 28% a mais de licenças ambientais este ano e reduz tempo de resposta em 40%
Para 2017, Mauren pontua que em janeiro já será implantado o acordo de resultados com produtividade individual e setorizada, com enfoque no resultado, na eficiência administrativa e qualidade das análises nas áreas do licenciamento e outorga. Todos os setores continuarão passando por uma correição de todos os processos, para chamar os interessados a se manifestar ou que têm intenção de arquivar, para que deste modo até junho apenas estejam em andamento os processos que terão um resultado final com interesse da sociedade. “Deste modo, nossos prazos de análises tendem a ser muito melhores a partir do ano que vem”.
Verão no Hemisfério Sul começa nesta quarta-feira (21)
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), as temperaturas devem se manter na média histórica em grande parte do País. Nas regiões Norte e Nordeste, por outro lado, elas podem ser maiores.
Rios Voadores: ex-gerente do Ibama dava cobertura ao maior desmatador da Amazônia
O grupo de acusados, segundo o MPF e o Ibama, é responsável pelo desmate, entre 2012 e 2015, de 330 quilômetros quadrados de florestas em Altamira, no Pará. A área é equivalente ao território de municípios como Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) ou Recife (PE). O esquema conseguiu movimentar pelo menos R$ 1,9 bilhão.
Projeto de lei trata da proibição da queima de pneus a céu aberto
O desenvolvimento sustentável do estado, aliado à preservação do meio ambiente, é uma das bandeiras defendidas por Wancley no parlamento. Único deputado do Partido Verde, agremiação política pautada pela ecologia política, o deputado apresentou no ano passado o Projeto de Lei 175/2015, que propõe o uso de asfalto enriquecido com borracha de pneus reciclados.
Sema debate projeto de captação de recursos na área de mudanças climáticas
A proposta de Mato Grosso concorrerá com outras inscritas, com investimentos entre 600 mil e 1 milhão de dólares para investimentos nas ações previstas do edital da janela 2 do GCF. Entre elas estão: redução do desmatamento; parcerias com o setor privado destinadas a cadeias produtivas livres de desmatamento; e canalização de parte dos fundos para povos indígenas, pequenos produtores e comunidades dependentes da floresta com base em desempenho.