Notícias MEIO AMBIENTE
Sema participa da 1ª Semana da Engenharia Ambiental de Mato Grosso
Atualmente, 37 municípios de Mato Grosso estão habilitados a realizar atividades de licenciamento ambiental de baixo impacto ou impacto local, o que corresponde a um atendimento de 60% da população estadual. O objetivo da descentralização é de propor mais autonomia para as prefeituras realizarem os licenciamentos de maneira transparente e ágil ao cidadão.
Sema avalia impacto ambiental de linha de transmissão que cortará MT de Norte a Sul
Conforme o coordenador de Licenciamento com Estudos de Impactos Ambientais da Sema, Valmi Lima, a linha de transmissão está na fase de Licença Prévia (LP) no órgão. Para iniciar as atividades, é necessário obter, além da LP, a Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). “Já foram realizadas três audiências públicas na região para esclarecimento de dúvidas pelo empreendedor junto à comunidade, e consultoria técnica sobre as características do projeto”.
“Governo vai corrigir 20 anos de inércia, e Parque Ricardo Franco será realidade”, diz secretário
A unidade de conservação foi criada em 1997, mas esteve praticamente restrita ao papel até então. Nas últimas duas décadas, não foi realizado nenhum procedimento para efetiva implantação.
Governo e investidores se reúnem para tratar da Estratégia PCI
“Nosso objetivo é divulgar as oportunidades geradas pelo programa e promover um importante diálogo para maior participação de investidores”, afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Vinicius Saragiotto, que integra o grupo de autoridades, composto também por representantes do Governo da Noruega e da Embaixada do país no Brasil, do Fundo de Clima Althelia, do Fundo Amazônia/BNDES, do Tropical Forest Alliance (TFA), da Carbon Trust, da Fundação Amaggi, ONGs, entre outros.
Em 10 anos, projeto repovoa Rio Araguaia com 150 mil filhotes de tartarugas-da-amazônia
Em mais uma edição do projeto, foram soltas, no domingo (15.01), 3,5 mil filhotes de tartaruga às margens do Rio Araguaia e em alguns lagos próximos ao centro de São Félix do Araguaia. A ação teve a participação de famílias inteiras, crianças, adolescentes, autoridades locais e também representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).