Notícias MEIO AMBIENTE
Lagoa do Parque das Águas não apresenta riscos aos peixes, aponta laudo
“A lagoa está dentro da normalidade e não oferece perigos à vida animal existente no local. Com seu PH entre 7,85 em 8,57, a sobrevivência dos peixes está completamente garantida. É importante salientar que a mortandade ocorre quando o nível de oxigenação está abaixo de cinco. Como esta variante não corresponde ao caso em questão, ratificamos que o local está em estado seguro, com a qualidade necessária para manter o equilíbrio das espécies que usufruem desta água”, afirmou José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.
Cepesca define período de defeso entre outubro e janeiro
O monitoramento apontou que cerca de 80% dos peixes dos rios do Estado iniciam sua fase de ovulação em outubro; e em média 20% terminam esse período em janeiro, com probabilidade ainda mais baixas entre março e agosto. Foram incluídas na análise mais de 8 mil indivíduos de diferentes espécies das três bacias hidrográficas de Mato Grosso.
Sema destina R$ 1,5 milhão para criação do Cetas e reforma do Batalhão Ambiental de VG
Para o secretário Carlos Fávaro, a parceria com a PM e o Batalhão Ambiental é fundamental para o bom desempenho das ações do órgão ambiental, principalmente no interior do estado, onde a estrutura da Sema não consegue chegar. “Não vamos medir esforços para contribuir com o fortalecimento do trabalho de vocês, inclusive estamos avaliando a solicitação quanto a novas viaturas, material de resgate de fauna e barcos”.