Notícias MEIO AMBIENTE
Cerca de 70 pessoas participam do curso ‘Gestão Ambiental Municipal’
Descentralizado desde 2015, o município de Querência (945 km a Nordeste de Cuiabá) continua buscando aperfeiçoar o trabalho na área ambiental. O prefeito Fernando Gorgen explica que quatro dos seus técnicos participaram do curso em Cuiabá para poder tirar dúvidas, trocar informações e se atualizarem. “Nossa experiência tem sido excelente, ganhamos em agilidade e menor custo à população”.
Projeto Ararinha na Natureza reforça plano de conservação da ave em risco de extinção
Ao longo dos últimos meses, foram realizadas sete expedições na região de origem da ararinha-azul, somando 107 dias de trabalho de campo. Até o momento, 163 árvores com ocos potenciais para a reprodução de aves já estão marcadas, medidas e georreferenciadas.
Comitê de bacia hidrográfica do Rio Cuiabá é empossado
Participam do CBH as prefeituras de Chapada dos Guimarães, de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Cuiabá, além de usuários da água, ONGs e representantes da sociedade civil. A proposta do comitê é fortalecer ainda mais a Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 6945/1997, de modo que ela seja integrada, descentralizada e participativa.
Para evitar crise hídrica, Sema desenvolve ações voltadas à sustentabilidade
Para assegurar que a população tenha acesso a água é imprescindível a manutenção dela nos rios e isso acontece também a partir de do mecanismo administrativo dirigido pelos Comitê de bacias Hidrográficas (CBHs). A gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leonice de Souza Lotufo, explica que Mato Grosso tem hoje 10 comitês instituídos e 6 empossados. Outros quatro estão em processo de posse, o próximo será o comitê de Cuiabá, nesta quarta-feira (22.03), e do médio-teles pires no dia 31 de março. Outros dois tomarão posse ainda este ano. “A Sema também atua oferecendo suporte técnico e incentivando a criação de novos CBHs, além de ser responsável por validar as ações dos comitês antes delas serem implementadas”.
Águas residuais são foco do Dia Mundial da Água 2017
A Organização das Nações Unidas (ONU) chama atenção para o desperdício: as águas residuais restantes do uso humano que se tornam, então, impróprias para consumo, podem ser reaproveitadas em atividades que não exigem água potável, como sistemas de aquecimento e resfriamento.
Governo do Estado e MPE se aproximam de acordo para implantação de Parque
A Unidade de Conservação possui ambientes de floresta com árvores de grande e pequeno porte e de cerrado que ocupa a maior parte da sua área, além de ambientes de Pantanal ao longo do Rio Guaporé.
Cientistas descobrem que larva de mosca emite gases do efeito estufa
O especialista sustenta que a melhora da qualidade das águas, o controle da agricultura e o tratamento de resíduos pode retificar a qualidade de água dos lagos e reverter a situação, pois este inseto "também transporta poluentes à superfície nas partículas sedimentares".