Publicado em Sexta - 22 de Setembro de 2023

STF julgará descriminalização do aborto no plenário presencial

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai iniciar no plenário físico o julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. A data ainda não foi marcada. O julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira (22) no plenário virtual da Corte, mas um pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso suspendeu o julgamento.

Leia mais...

@ José Cruz / Agência Brasil
@ José Cruz / Agência Brasil

Dino diz que não há campanha para ser ministro do STF

Publicado em Quarta - 20 de Setembro de 2023

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, disse nesta quarta-feira (20) que "não existe campanha" para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro também declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer "boas escolhas" nas indicações para a Corte.

Leia mais...
@ Gil Ferreira / Agência CNJ
@ Gil Ferreira / Agência CNJ

CNJ aponta "gestão caótica" de valores em acordos da Lava Jato

Publicado em Sexta - 15 de Setembro de 2023

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encontrou indícios de "gestão caótica" no controle de valores oriundos de acordos de delação e leniência firmados na Operação Lava Jato. A conclusão está no relatório parcial de inspeção realizada pelo conselho na 13ª Vara Federal em Curitiba, que foi chefiada pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR).

Leia mais...
@ Rosinei Coutinho / SCO / STF
@ Rosinei Coutinho / SCO / STF

STF condena a 17 anos de prisão terceiro réu por atos golpistas

Publicado em Quinta - 14 de Setembro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (14) Matheus Lima de Carvalho Lázaro, terceiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro, a 17 anos de prisão. Também ficou definido que o condenado deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

STJ autoriza prisão de três condenados pela chacina de Unaí

Publicado em Quarta - 13 de Setembro de 2023

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, nesta terça-feira (12), a prisão de três condenados pelo assassinato de fiscais do Ministério do Trabalho, em 2004, no município mineiro de Unaí. Pela decisão, o colegiado autorizou o início do cumprimento das penas de Norberto Mônica

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

STF julga marco temporal para territórios de fundo e fecho de pasto

Publicado em Quarta - 06 de Setembro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quarta-feira (6) a validade do marco temporal para regularização de territórios de comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto da Bahia. Os territórios têm cerca de 200 anos de história. A regularização de quilombos também será discutida pela Corte.

Leia mais...
@ Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

STF tem maioria para validar contribuição assistencial para sindicatos

Publicado em Domingo - 03 de Setembro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, na sexta-feira (1º), maioria de votos para validar a legalidade da contribuição assistencial para custear o funcionamento de sindicatos. A contribuição assistencial não se confunde com a contribuição sindical, mais conhecida como imposto sindical

Leia mais...
@ Juca Varella / Agência Brasil
@ Juca Varella / Agência Brasil

Donos da 123 Milhas deverão comparecer à CPI na quarta-feira

Publicado em Domingo - 03 de Setembro de 2023

Os sócios-administradores da empresa 123 Milhas, os irmãos Ramiro Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, não poderão deixar o Brasil até terem prestado depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras da Câmara dos Deputados.

Leia mais...
PJC-MT
PJC-MT

Pastor condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil

Publicado em Sexta - 01 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ PJC-MT

Um pastor condenado pela Justiça por estupro de vulnerável, foi preso pela Polícia Civil, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, na quarta-feira (30.08), em Dom Aquino (166 km ao sul de Cuiabá). A ação contou com apoio os policiais civis da Delegacia de Dom Aquino.

Leia mais...
@ Carlos Moura/SCO/STF
@ Carlos Moura/SCO/STF

Zanin vota contra marco temporal e desempata julgamento

Publicado em Sexta - 01 de Setembro de 2023

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (31) contra o marco temporal para demarcação de terras indígenas. O posicionamento do ministro desempatou o julgamento.

Com o entendimento, o placar está 3 votos a 2 contra a tese. Anteriormente, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes se manifestaram contra o entendimento e Nunes Marques e André Mendonça se manifestaram a favor do marco temporal.

Após o voto de Zanin, o julgamento foi suspenso para o intervalo. Faltam os votos de seis ministros.

Leia mais...