Publicado em Segunda - 27 de Maio de 2024

Moraes autoriza PF a ouvir delegado investigado por morte de Marielle

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (27) o depoimento do delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, preso em função das investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco.

Leia mais...
@ Tomaz Silva/Agência Brasil/ Arquivo
@ Tomaz Silva/Agência Brasil/ Arquivo

@ Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
@ Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Após desvios, MP pede que Exército entregue doações em Eldorado do Sul

Publicado em Domingo - 26 de Maio de 2024

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) solicitou que o Exército assuma a entrega de doações às vítimas da enchente na cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, após uma operação deflagrada no sábado (25) apontar desvios dos donativos por integrantes da Defesa Civil municipal.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Zambelli e hacker viram réus no STF por invasão ao site do CNJ

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2024

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (21) a denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano passado.

Leia mais...
@ Divulgação/Ministério da Saúde
@ Divulgação/Ministério da Saúde

Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024

Os cartórios de todo o país lançaram nesta terça-feira (2) um documento eletrônico que vai permitir a oficialização da vontade dos cidadãos que querem ser doadores de órgãos. A iniciativa foi anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém.

Leia mais...
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil

STF tem maioria de votos contra “poder moderador” das Forças Armadas

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (1º) maioria de 6 votos a 0 contra a interpretação de que as Forças Armadas podem exercer “poder moderador” no país.A maioria foi formada com o voto proferido pelo ministro Gilmar Mendes. Faltam os votos de cinco ministros.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Comissão faz esforço concentrado no Senado para votar Código Civil

Publicado em Domingo - 31 de Março de 2024

A comissão de juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil promove no Senado, na próxima semana, entre 1º e 5 de abril, esforço concentrado para votar o relatório final com propostas de alteração em mais de mil artigos e sobre temas de difícil consenso, como direito da família, dos animais e de propriedade.

Leia mais...
@ Foto José Cruz / Agência Brasil
@ Foto José Cruz / Agência Brasil

Motivação da morte de Marielle envolve questão fundiária e milícia

Publicado em Segunda - 25 de Março de 2024

A principal motivação do assassinato da vereadora Marielle Franco, revelada neste domingo (24), envolve a disputa em torno da regularização de territórios no Rio de Janeiro.Em coletiva de imprensa para apresentar os resultados da investigação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, leu trechos do relatório da Polícia Federal (PF)

Leia mais...
@ Tomaz Silva/Agência Brasil
@ Tomaz Silva/Agência Brasil

PF aponta irmãos Brazão como mandantes da morte de Marielle

Publicado em Domingo - 24 de Março de 2024

A Polícia Federal (PF) concluiu que os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão contrataram o ex-policial militar Ronnie Lessa para executar a vereadora Marielle Franco, em 2018. Na ocasião, o motorista dela, Anderson Gomes, também foi morto. A conclusão está no relatório final da investigação

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Mauro Cid reafirma conteúdo de delação em audiência no STF

Publicado em Sexta - 22 de Março de 2024

O tenente-coronel Mauro Cid reafirmou nesta sexta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o conteúdo da delação premiada que assinou com a Polícia Federal (PF). O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi chamado a prestar depoimento após a revista Veja publicar áudios em que o militar critica a atuação do ministro Alexandre de Moraes e a Polícia Federal.

Leia mais...

Réu é condenado a quase 14 anos de prisão por tentativa de homicídio

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ MPE/MT

Denunciado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por tentativa de homicídio duplamente qualificado ocorrido em Acorizal, o réu Adriano Zark foi condenado na sexta-feira (15 de março) a 13 anos e oito meses de prisão. Em 2017, o réu e um adolescente perseguiram em uma motocicleta a vítima, Franquilei de Figueiredo Conceição, efetuando quatro disparos de arma de fogo contra o namorado de sua ex-esposa.

Durante o julgamento, os jurados acolheram a tese defendida pelo MPMT e entenderam que o crime foi premeditado, com a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima e por motivo torpe, que consistiu em ciúmes e sentimento de posse, já que o acusado não aceitava o novo relacionamento de sua ex-esposa com a vítima.

Leia mais...