Publicado em Sábado - 24 de Julho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Ação conjunta entre Penitenciária Feminina e PCE contém entrada de drogas e celulares e prende suspeitos

Uma ação rápida de policiais penais da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May e da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, conteve a entrada de materiais ilícitos nas unidades e resultou na prisão dos suspeitos. Um drone foi avistado por uma policial penal da unidade feminina, entre os raios III e IV, por volta de 12h desta sexta-feira (23.07).

O fato foi comunicado imediatamente ao corpo de guarda e uma equipe foi até o raio IV onde um pacote teria caído, mas não encontraram nada. Posteriormente, outra equipe de policiais penais, juntamente com integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e Serviço de Operações Especiais (SOE), voltaram ao raio e fizeram uma revista minuciosa.


Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Celulares apreendidos na Mata Grande - Foto: Assessoria
Celulares apreendidos na Mata Grande - Foto: Assessoria

Após revista, policiais penais apreendem 13 celulares, drogas e carregadores na Mata Grande

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Em operação na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis (215 km ao Sul) policias penais fizeram um pente fino no raio III inferior esquerdo e superior esquerdo e recolheram 13 celulares, 10 fones de ouvido, duas porções médias de substância aparentando ser maconha, sete carregadores e um chip de celular.

Batizada de Xeque-Mate, a ação foi iniciada por volta das 5 horas da manhã e terminou às 16 horas e envolveu servidores do expediente, plantões Bravo e Charlie, além de policiais penais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Quatro drones são interceptados em oito dias nas penitenciárias de Mato Grosso

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Só nestes primeiros oito dias do mês de julho foram registradas quatro tentativas frustradas da utilização de drones para introduzir materiais ilícitos dentro das penitenciárias de Mato Grosso. Os casos ocorreram nas Penitenciárias Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá) e na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

A ocorrência mais recente foi registrada nesta quinta-feira (08.07), quando policiais penais da Mata Grande apreenderam um drone e detiveram o suspeito da ação. Os agentes avistaram o drone sobrevoando em direção à unidade penal.

Leia mais...
Audiência pública sobre a pandemia no Sistema Prisional - Foto: Divulgação
Audiência pública sobre a pandemia no Sistema Prisional - Foto: Divulgação

Audiência pública discute impactos da pandemia no Sistema Prisional

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O desempenho do Sistema Penitenciário de Mato Grosso no combate ao novo coronavírus (Covid-19) foi apresentado durante audiência pública online, na tarde desta sexta-feira (02.07). O evento foi promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso, e teve como tema “Impactos da pandemia no Sistema Prisional e estratégias para aprimoramento da execução penal”.

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Policiais penais frustram entrada de drones na Penitenciária de Rondonópolis

Publicado em Quinta - 17 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais penais de plantão interceptaram dois drones que tentavam transportar materiais ilícitos para dentro da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao sul de Cuiabá). As ações ocorreram na quarta-feira (16.06). A primeira ocorrência foi registrada por volta das 16h

Leia mais...
Foto: Sesp-MT
Foto: Sesp-MT

Reeducandos devem retornar ao comparecimento presencial na Fundação Nova Chance

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Os reeducandos que cumprem pena nos regimes aberto, semiaberto, livramento condicional ou penas alternativas, devem retornar ao comparecimento presencial na Fundação Nova Chance (Funac) a partir deste mês de junho. O comparecimento à unidade havia sido suspenso há três meses, seguindo a uma portaria determinada pelo Poder Judiciário.

Para evitar aglomeração e respeitando as medidas de biossegurança, os recuperandos devem se atentar para as datas de comparecimento, que foram divididas pela letra inicial do nome.

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Recuperandos produzem 600 uniformes para Santa Casa de Pontes e Lacerda

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Recuperandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontes e Lacerda vão produzir, nos próximos 40 dias, aproximadamente 600 peças de roupas cirúrgicas para a Santa Casa do município. A parceria foi possível graças ao trabalho de cinco presos que já atuam no Projeto Recupera, mais precisamente na oficina de costura da unidade.

Os insumos serão fornecidos pelo hospital. As peças produzidas são destinadas a profissionais que atuam no centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na maternidade da unidade de saúde.

O diretor do CDP, Marcelo Wagner, destacou que este tipo de parceria sempre traz benefícios para todos os envolvidos.

Leia mais...
Foto: Sesp-MT
Foto: Sesp-MT

Governo de Mato Grosso entrega mais de 100 pistolas a policiais penais de 20 unidades

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, iniciou, nesta terça-feira (1º.06), a entrega de mais de 100 pistolas e munições. Serão contemplados policiais penais de 20 unidades localizadas no interior do estado.

A primeira unidade que recebeu o armamento foi a Cadeia Pública de Jaciara, seguida da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis e da Cadeia Pública de Alto Araguaia.

Leia mais...
Foto: Sesp-MT
Foto: Sesp-MT

Sesp e Prefeitura de Várzea Grande firmam parceria para uso de mão de obra de reeducandos

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura de Várzea Grande vão firmar parceria para uso de mão de obra de presos para trabalhar em reformas de escolas, espaços públicos e na limpeza urbana. O prefeito Kalil Baracat esteve na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas e tratou da parceria

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Drone carregado com drogas é apreendido na Penitenciária de Rondonópolis

Publicado em Quinta - 13 de Maio de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais penais da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao sul de Cuiabá), apreenderam mais um drone que transportava materiais ilícitos para dentro da unidade. O caso ocorreu no início da tarde desta quinta-feira

Leia mais...