Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais penais evitam entrada de materiais ilícitos em penitenciária

Policiais penais impediram a entrada de materiais ilícitos na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao sul de Cuiabá). A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (10.05), durante uma ronda feita pelos agentes quando identificaram uma sacola no pátio interno da unidade.

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Tubo de pomada apreendida com celular dentro - Foto: Assessoria
Tubo de pomada apreendida com celular dentro - Foto: Assessoria

Servidora é presa por repassar celular a recuperando na Penitenciária Central de MT

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Por meio de denúncias, a inteligência do Sistema Penitenciário recebeu a informação de que uma servidora da unidade estaria repassando celulares aos presos da Penitenciária Central do Estado (PCE). Ela seria esposa de um suspeito que foi preso em Mato Grosso do Sul com grande quantidade de drogas.

Leia mais...
Ala Aquarela Penitenciária da Mata Grande - Foto: Assessoria
Ala Aquarela Penitenciária da Mata Grande - Foto: Assessoria

Penitenciária inaugura novo espaço para presos LGBTQI+

Publicado em Quinta - 29 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Penitenciária Major Eldo de Sá (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul), inaugurou um novo espaço para a população LGBTQI+ na unidade. A ala é dividida em duas celas, solarium e dois banheiros e referenda garantias, além de ofertar dignidade, oportunidades e proteção a esse público. No momento, 27 presos estão cumprindo prisão na Ala Aquarela.

O projeto da Ala Aquarela foi criado em 2017, por meio da normativa 001/2017,da Secretaria de Segurança Pública, para atender a demanda de pessoas privadas de liberdade LGBTQI+ com medidas de acolhimento, garantindo a preservação dos direitos e manutenção das suas características próprias.

Leia mais...
Drone apreendido na Mata Grande - Foto: Sistema Penitenciário
Drone apreendido na Mata Grande - Foto: Sistema Penitenciário

Drone com quatro celulares é apreendido na Penitenciária da Mata Grande

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Um drone com aparelhos celulares foi apreendido na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), na noite desta quarta-feira (21.04). Um policial penal que estava na Torre 02 avistou o equipamento aparentemente preso entre a muralha da unidade e o Raio II.

Leia mais...
Buraco em cela da Penitenciária de Sinop - Foto: Sistema Penitenciário
Buraco em cela da Penitenciária de Sinop - Foto: Sistema Penitenciário

Policiais penais de Sinop encontram buraco em cela e evitam fuga

Publicado em Quarta - 21 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais penais da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop (505 km ao Norte de Cuiabá), frustraram uma tentativa de fuga, nesta quarta-feira (21.04). Durante procedimentos de rotina, em revista geral no Raio 2 (laranja), foi encontrado um buraco em uma das celas.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Sistema Penitenciário recebe reforço de duas vans e 100 novas pistolas

Publicado em Quarta - 24 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso recebeu duas vans e 100 pistolas nesta quarta-feira (24.03). As aquisições provêm de diferentes fontes. Enquanto a compra dos veículos foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual João Batista, as pistolas foram adquiridas com recursos provindos do Depen.

Leia mais...
Foto: Sesp-MT
Foto: Sesp-MT

Reeducandos da Penitenciária de Água Boa fazem curso de regulagem e operação de implementos agrícolas

Publicado em Terça - 16 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Quinze reeducandos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, da cidade de Água Boa (741 km de Cuiabá), concluem, nesta terça-feira (16.03), uma capacitação voltada para a regulagem e operação de implementos agrícolas no preparo e correção do solo. O curso teve início na segunda-feira passada (08.03) e é ministrado por dois profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

O diretor da unidade, Márcio Aurélio da Costa, destacou que atividades como essa são importantes para a capacitação dos reeducandos, contribuindo para a não reincidência ao crime.

Leia mais...
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Tadeu Vilani / Agencia RBS

Comparecimento mensal de reeducandos está suspenso até 31 de março

Publicado em Terça - 02 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Em atendimento a portaria do Poder Judiciário, publicada nesta terça-feira (02.03), a direção da Fundação Nova Chance (Funac) suspendeu, até o fim deste mês, os atendimentos das pessoas que cumprem penas no regime semiaberto, aberto, penas alternativas e condicional do Sistema Penitenciário.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Governo sanciona lei que obriga reeducando a pagar por uso de tornozeleira

Publicado em Sábado - 27 de Fevereiro de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sancionou nesta sexta-feira (26.02) a Lei nº 11.311, que obriga o reeducando a custear pelo uso da tornozeleira eletrônica. Os valores recolhidos serão destinados ao Funpen. Atualmente, o Estado possui 4.839 pessoas que usam o equipamento ao valor de R$ 171 por mês.

Leia mais...
Foto: Sesp-MT
Foto: Sesp-MT

Construção de fábrica vai gerar economia para prefeitura e emprego para presos

Publicado em Quinta - 25 de Fevereiro de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Fundação Nova Chance (Funac) e o Conselho da Comunidade de Sinop formalizaram junto a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) um Termo de Cessão de Uso de uma área de 8 mil m² no entorno da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop. A assinatura foi realizada na terça-feira (23.02).

Leia mais...