Publicado em Segunda - 23 de Novembro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Polícia penal apreende dois drones com celulares, chips e drogas na Mata Grande

Policiais penais da Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis (222 km de Cuiabá), realizaram a apreensão de dois drones, cinco celulares, cinco chips e uma porção de drogas. Os dois casos ocorreram na tarde de sábado (21.11), no entanto, nenhum dos suspeitos foi localizado.

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Foto: Christiano Antonucci - SECOM/MT
Foto: Christiano Antonucci - SECOM/MT

Ministro avalia que novo raio da PCE é mudança de paradigma no sistema prisional

Publicado em Sábado - 21 de Novembro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, esteve em Cuiabá nesta sexta-feira (20.11) para inaugurar junto do governador Mauro Mendes e do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE), a maior do Estado. Na avaliação de Mendonça, Mato Grosso conseguiu desenvolver um modelo de excelência muito próximo de uma unidade de segurança máxima.

“O que nós assistimos foi uma mudança de paradigmas do sistema prisional. O que eu testemunhei hoje é que se construiu uma modelagem em pouco tempo e com um custo bastante razoável, muito próximo a modelos de segurança máxima do próprio sistema penitenciário nacional”, disse o ministro.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano - SECOM/MT
Foto: Mayke Toscano - SECOM/MT

Programa vai ampliar ressocialização de reeducandos e contemplar egressos do Sistema Penal

Publicado em Quinta - 19 de Novembro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Um termo de cooperação celebrado entre o Executivo Estadual, Poder Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai ampliar o programa de ressocialização aos reeducandos de Mato Grosso, por meio do Programa Fazendo Justiça.

Leia mais...

Liminar afasta e bloqueia bens de agentes prisionais em Lucas do Rio Verde

Publicado em Terça - 17 de Novembro de 2020 | por Redação TA c/ MPE-MT

A Justiça acolheu pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou o afastamento dos agentes prisionais Cecília Catarina de Campos e Jonas da Silva, no município de Lucas do Rio Verde. Também foi decretada a indisponibilidade de bens dos réus, no valor de R$ 104 mil. Os dois são acusados de receber vantagens indevidas ao permitir a entrada de aparelhos celulares dentro do Centro de Detenção Provisória do município.

Consta na ação, ajuizada pelo promotor de Justiça Leonardo Moraes Gonçalves, que os agentes ingressaram e/ou permitiram a entrada de pelo menos 56 aparelhos celulares. Desse total, 23 foram apreendidos no dia 28 de julho e 31 no dia 1º de agosto.

Leia mais...
Buraco na cela da Penitenciária Mata Grande - Foto: Sistema Penitenciário
Buraco na cela da Penitenciária Mata Grande - Foto: Sistema Penitenciário

Policiais penais evitam fuga de reeducandos na penitenciária da Mata Grande

Publicado em Segunda - 02 de Novembro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Uma tentativa de fuga da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 ao Sul de Cuiabá), foi frustrada por policiais penais, na madrugada desta segunda-feira (02.11). Por volta de 3h, a equipe que fazia a vigilância na muralha das torres 02 e 03 ouviu um barulho na ala de segurança

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Policiais penais encontram 15 celulares e droga em área externa da Mata Grande

Publicado em Sábado - 31 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Na madrugada deste sábado (31.10), policiais penais que faziam a vigilância do anexo da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 ao Sul de Cuiabá), perceberam uma movimentação suspeita na parte externa da unidade.

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Em menos de uma semana, policiais penais realizam três apreensões na PCE

Publicado em Quarta - 28 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Mais uma apreensão de materiais ilícitos foi registrada na manhã desta quarta-feira (20.10), na Penitenciária Central do Estado (PCE). Desta vez, os suspeitos tentaram arremessar para dentro da unidade carregadores de celular e entorpecentes utilizando um drone.

Leia mais...
Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Policiais penais realizam nova apreensão de drogas e baterias de celulares na PCE

Publicado em Sábado - 24 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais penais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) que atuam na Penitenciária Central do Estado (PCE) apreenderam seis baterias de celular e um tablete de maconha que seriam transportados pelos presos por meio de linhas de pesca pela janela do banheiro.

O caso aconteceu por volta das 19h30 desta sexta-feira (23.10). Durante ronda na laje intra-muro, os policiais penais identificaram um pacote pendurado por uma linha de pesca que passava próximo da grade das janelas do banheiro.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Obra de ampliação da PCE se torna referência para outros estados

Publicado em Quinta - 22 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O modelo adotado por Mato Grosso para ampliação de vagas no Sistema Penitenciário tem despertado o interesse de outros estados brasileiros, como é o caso de Goiás. Nesta quinta-feira (22.10), o diretor de Administração Penitenciária do Governo de Goiás conheceu o Raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE).

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Unidades penais do Estado recebem furgões para transporte de reeducandos

Publicado em Sábado - 26 de Setembro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Os furgões foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Cada veículo já vem com câmera de videomonitoramento instalada no interior e têm capacidade para transportar oito recuperandos, além da equipe de policiais penais.

Leia mais...