Publicado em Sábado - 16 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Mais de 1,2 mil pessoas privadas de liberdade farão Enem em Mato Grosso

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado a 1.218 pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso, sendo 1.166 do Sistema Penitenciário e 52 adolescentes do Sistema Socioeducativo. As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2019.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

Torres de segurança são inauguradas em unidade penal do Estado

Publicado em Quinta - 14 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) inaugurou na quarta-feira (13.11), no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), duas torres de vigilância instaladas em pontos estratégicos da unidade prisional.

Leia mais...

Mulheres têm papel secundário na prática de delitos criminais dos companheiros

Publicado em Terça - 05 de Novembro de 2019 | por Refação TA c/ Sesp-MT

O medo de denunciar e a fidelidade ao marido são algumas das características da maioria das mulheres que cumprem pena no presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Atualmente, 220 mulheres estão na unidade. A lealdade ao relacionamento vai além das grades. Muitas delas sonham em sair da prisão e voltar a se relacionar com o homem que contribuiu para a sua reclusão e na maioria dos casos, o parceiro também cumpre pena.

Aos 30 anos, Cecília*, formada em Direito, viu sua vida desmoronar quando foi presa, em 2017. Na mesma época, o marido, hoje com 44 anos, também foi preso por tráfico internacional de drogas. Filha única, a jovem, que era moradora do município de Alta Floresta, o conheceu pela internet e já soma sete anos de relacionamento.

Leia mais...

Cerca de 800 reeducandos participam de trabalhos, projetos e atividades no CRC

Publicado em Segunda - 04 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

Atualmente, a unidade está com 1.105 recuperandos. São 24 frentes de trabalho interno, desenvolvidas por 347 pessoas; 22 frentes extramuros, nas quais participam 58 reeducandos do regime fechado. Deste total que trabalha, 81 são remunerados. Há sete salas de aula que contam com 250 alunos

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci - Secom/MT
Foto: Christiano Antonucci - Secom/MT

Cadeia de Nova Mutum ampliará trabalho extramuros para 28 reeducandos

Publicado em Domingo - 20 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Cadeia Pública de Nova Mutum (242 km ao Norte de Cuiabá) ampliará o número de reeducandos em trabalhos fora da unidade. Atualmente, 12 exercem atividades extramuros e são remunerados.

Leia mais...

Agentes da Mata Grande impedem entrada de drogas e celular na unidade

Publicado em Segunda - 23 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Os agentes da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), impediram a entrada de quatro visitantes que tentavam entregar entorpecentes a detentos, neste domingo (22.09). As ocorrências envolveram três mulheres e um homem.

Leia mais...

Após dois anos, penitenciária retoma projetos de ressocialização

Publicado em Domingo - 22 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Depois de um hiato de dois anos, a Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), retoma projetos de ressocialização. Nesta sexta-feira (20.09), 18 reeducandos receberam certificados de conclusão do projeto Sinop Bolas. O curso foi iniciado há 45 dias e teve 80 horas de duração. Orientados pelo instrutor Paulo Pacheco, os presos aprenderam a costurar diversos tipos de bolas, sacos de boxe, redes, dentre outros apetrechos esportivos.

Os projetos são todos desenvolvidos pelo Conselho da Comunidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Vara de Execuções Penais da comarca.

Leia mais...

Primeira fase de operação tem reflexos na redução de índices criminais

Publicado em Segunda - 16 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A operação de limpeza e reorganização deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, surtiu reflexos positivos, entre eles a redução de índices criminais como homicídios, roubos e furtos, já nos primeiros 30 dias de atividades.

Leia mais...

Agentes penitenciários fazem varredura na Penitenciária Central do Estado

Publicado em Quinta - 12 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Em 30 dias, os agentes penitenciários apreenderam 171 celulares, 506 chips, 12 baterias avulsas, armas artesanais, além de 352 cadernos com anotações feitas por presos, que serão analisados pelos órgãos competentes, durante a primeira fase da operação na Penitenciária Central do Estado.

Leia mais...

Parceria com penitenciária possibilita reforma de móveis do Hospital Regional de Rondonópolis

Publicado em Terça - 27 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O trabalho de reeducandos, que atuam na serralheira da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, está beneficiando mais uma instituição pública do município, o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella. Uma parceria firmada no mês de julho entre a direção da penitenciária e a unidade de saúde

Leia mais...