Publicado em Quarta - 22 de Janeiro de 2020 | por Cyneida Correia ESTADÃO

Detentos seguem internados com doença misteriosa que 'come' pele em Roraima

Uma doença misteriosa que causa paralisia, necrose de membros e coceira intensa deixou 29 detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, internados no Hospital Geral de Roraima, o maior do Estado. Destes, 15 tratam a enfermidade causada por uma suposta bactéria; os outros foram diagnosticados com outras doenças contagiosas - que teriam sido intensificadas pela falta de limpeza e pela superlotação da unidade prisional.

Leia mais...
© Estadão-Profissionais, familiares, advogados e entidades de defesa dos direitos humanos denunciam as condições precárias do Hospital Geral de Roraima, onde os pacientes ficam internados no corredor
© Estadão-Profissionais, familiares, advogados e entidades de defesa dos direitos humanos denunciam as condições precárias do Hospital Geral de Roraima, onde os pacientes ficam internados no corredor

Estado receberá mais de R$ 3 milhões para instalar oficinas em unidades penais

Publicado em Sábado - 18 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) instalará 15 oficinas de trabalho em estabelecimentos penais de Mato Grosso. Serão trabalhadas habilidades em artefatos de concreto, panificadora, marcenaria e manutenção de ar condicionado junto aos reeducandos.

Leia mais...

Mais de 1,2 mil pessoas privadas de liberdade fazem Enem nesta terça e quarta

Publicado em Terça - 10 de Dezembro de 2019 | por Redação TA c/ Assessoria

Nesta terça-feira e quarta-feira (10.12 e 11.12), 1.218 pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo 1.166 do Sistema Penitenciário e 52 adolescentes do Sistema Socioeducativo. Esta modalidade é chamada de Enem PPL e oferece a oportunidade tanto para adultos quanto jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Do Penitenciário, estão inscritos 1.166 reeducandos de 39 unidades penais. Este número é 13% maior que o do ano passado, que registrou 1.028 inscrições. O objetivo é viabilizar a avaliação do desempenho escolar ao final da Educação Básica e o acesso à Educação Superior, além de contribuir para elevar a escolaridade da população prisional.


Leia mais...

Reeducandos realizam a reforma da 1ª companhia da Polícia Militar

Publicado em Terça - 26 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Reeducandos da Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães (65 km ao centro-sul da capital) estão trabalhando como mão de obra da reforma da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT) do município. Oito reeducandos estão trabalhando na reforma e, posteriormente, na construção dos muros da base militar.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

Mais de 1,2 mil pessoas privadas de liberdade farão Enem em Mato Grosso

Publicado em Sábado - 16 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado a 1.218 pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso, sendo 1.166 do Sistema Penitenciário e 52 adolescentes do Sistema Socioeducativo. As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2019.

Leia mais...

Torres de segurança são inauguradas em unidade penal do Estado

Publicado em Quinta - 14 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) inaugurou na quarta-feira (13.11), no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), duas torres de vigilância instaladas em pontos estratégicos da unidade prisional.

Leia mais...

Mulheres têm papel secundário na prática de delitos criminais dos companheiros

Publicado em Terça - 05 de Novembro de 2019 | por Refação TA c/ Sesp-MT

O medo de denunciar e a fidelidade ao marido são algumas das características da maioria das mulheres que cumprem pena no presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Atualmente, 220 mulheres estão na unidade. A lealdade ao relacionamento vai além das grades. Muitas delas sonham em sair da prisão e voltar a se relacionar com o homem que contribuiu para a sua reclusão e na maioria dos casos, o parceiro também cumpre pena.

Aos 30 anos, Cecília*, formada em Direito, viu sua vida desmoronar quando foi presa, em 2017. Na mesma época, o marido, hoje com 44 anos, também foi preso por tráfico internacional de drogas. Filha única, a jovem, que era moradora do município de Alta Floresta, o conheceu pela internet e já soma sete anos de relacionamento.

Leia mais...

Cerca de 800 reeducandos participam de trabalhos, projetos e atividades no CRC

Publicado em Segunda - 04 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

Atualmente, a unidade está com 1.105 recuperandos. São 24 frentes de trabalho interno, desenvolvidas por 347 pessoas; 22 frentes extramuros, nas quais participam 58 reeducandos do regime fechado. Deste total que trabalha, 81 são remunerados. Há sete salas de aula que contam com 250 alunos

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci - Secom/MT
Foto: Christiano Antonucci - Secom/MT

Cadeia de Nova Mutum ampliará trabalho extramuros para 28 reeducandos

Publicado em Domingo - 20 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Cadeia Pública de Nova Mutum (242 km ao Norte de Cuiabá) ampliará o número de reeducandos em trabalhos fora da unidade. Atualmente, 12 exercem atividades extramuros e são remunerados.

Leia mais...

Agentes da Mata Grande impedem entrada de drogas e celular na unidade

Publicado em Segunda - 23 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Os agentes da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), impediram a entrada de quatro visitantes que tentavam entregar entorpecentes a detentos, neste domingo (22.09). As ocorrências envolveram três mulheres e um homem.

Leia mais...