Publicado em Domingo - 22 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Após dois anos, penitenciária retoma projetos de ressocialização

Depois de um hiato de dois anos, a Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), retoma projetos de ressocialização. Nesta sexta-feira (20.09), 18 reeducandos receberam certificados de conclusão do projeto Sinop Bolas. O curso foi iniciado há 45 dias e teve 80 horas de duração. Orientados pelo instrutor Paulo Pacheco, os presos aprenderam a costurar diversos tipos de bolas, sacos de boxe, redes, dentre outros apetrechos esportivos.

Os projetos são todos desenvolvidos pelo Conselho da Comunidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Vara de Execuções Penais da comarca.

Leia mais...
Foto: Tchelo Figueiredo/Secom-M

Primeira fase de operação tem reflexos na redução de índices criminais

Publicado em Segunda - 16 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A operação de limpeza e reorganização deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, surtiu reflexos positivos, entre eles a redução de índices criminais como homicídios, roubos e furtos, já nos primeiros 30 dias de atividades.

Leia mais...

Agentes penitenciários fazem varredura na Penitenciária Central do Estado

Publicado em Quinta - 12 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Em 30 dias, os agentes penitenciários apreenderam 171 celulares, 506 chips, 12 baterias avulsas, armas artesanais, além de 352 cadernos com anotações feitas por presos, que serão analisados pelos órgãos competentes, durante a primeira fase da operação na Penitenciária Central do Estado.

Leia mais...

Parceria com penitenciária possibilita reforma de móveis do Hospital Regional de Rondonópolis

Publicado em Terça - 27 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O trabalho de reeducandos, que atuam na serralheira da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, está beneficiando mais uma instituição pública do município, o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella. Uma parceria firmada no mês de julho entre a direção da penitenciária e a unidade de saúde

Leia mais...

PCE passa por faxina geral, retirada de materiais em excesso e reforma de celas

Publicado em Quinta - 15 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) iniciou nesta semana uma operação intensiva de revista geral na Penitenciária Central do Estado, localizada em Cuiabá, para faxina, higienização, retirada de materiais em excesso e, posteriormente, a reforma das celas de todos os raios que compõem a carceragem da unidade.

Leia mais...
Fábrica de artefatos de concreto instalada no CDP de Lucas do Rio Verde
Fábrica de artefatos de concreto instalada no CDP de Lucas do Rio Verde

Mato Grosso emprega 608 reeducandos em contratos com órgãos públicos e empresas

Publicado em Domingo - 04 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Fundação Nova chance (Funac), unidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), tem atualmente 33 contratos com empresas privadas e órgãos públicos de Mato Grosso para a utilização de mão de obra de reeducandos em atividades laborais diversas.

Leia mais...

Penitenciária investe em qualificação profissional para reeducandos

Publicado em Sábado - 20 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

Vinte reeducandos da Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis (214 km ao sul de Cuiabá), iniciaram nesta semana curso de qualificação profissional em panificação e confeitaria. As aulas são ministradas três vezes por semana, com orientações práticas e teóricas, na padaria instalada na unidade prisional

Leia mais...

Grupo de fiscalização do Sistema Carcerário visita municípios polos da Justiça

Publicado em Quarta - 10 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ Assessoria

Com o intuito de fazer um diagnóstico do sistema penitenciário de Mato Grosso e sensibilizar autoridades sobre a importância da inserção de reeducandos no mercado de trabalho, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça (GMF/TJMT)

Leia mais...

Governo reforma e reativa unidade prisional de Vila Rica

Publicado em Domingo - 30 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O Governo do Estado entregou na sexta-feira (28.06) a reforma completa da unidade prisional de Vila Rica (1.276 km a leste de Cuiabá). A cadeia estava fechada por ordem judicial desde 2014 e foi reaberta para atender a demanda da região.

A reativação da unidade está entre as prioridades da Secretaria de Estado de Segurança Pública e foram investidos R$ 589 mil nas obras de reforma, que incluíram recuperação das redes elétrica e hidráulica, pintura e construção do muro ao redor da unidade prisional, garantindo mais segurança só prédio e trabalho de custódia penal.


Leia mais...

Penitenciária amplia capacidade de produção de ateliê de costura

Publicado em Sábado - 04 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Uma das principais oficinas de trabalho para reeducandos na Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá), ganhou um novo espaço destinado ao corte e costura, tendo como carro-chefe a produção de uniformes em malha e brim.

Leia mais...