Publicado em Sábado - 25 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Projeto de ressocialização com recuperandos da Mata Grande concorre ao Prêmio Innovare

O projeto Visitação Externa, desenvolvido na Penitenciária Major Eldo Sá, Mata Grande, em Rondonópolis (218 km ao Sul de Cuiabá), está beneficiando 50 reeducandos com bom comportamento.

A visita externa constitui em permitir aos recuperandos em regime fechado, que auxiliarem na organização da unidade e cumprir um sexto da pena, a sair da unidade e ir até a residência da família no dia de visita, utilizando a tornozeleira eletrônica, sendo monitorado.

Essa medida de ressocialização é apenas para os recuperandos cujo os familiares comprovaram um endereço em Rondonópolis ou em Pedra Preta, onde poderá ser realizada a correta fiscalização da medida.

Leia mais...
Foto: Assessoria/TJMT
Foto: Assessoria/TJMT

Presos da Cadeia de Colniza recebem certificados de conclusão do Ensino Médio - Foto: Sesp
Presos da Cadeia de Colniza recebem certificados de conclusão do Ensino Médio - Foto: Sesp

Três recuperandos comemoram certificado de conclusão do Ensino Médio

Publicado em Sábado - 11 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Três recuperandos da Cadeia Pública de Colniza receberam no dia 03 de julho o certificado de conclusão do ensino médio. Os formandos com idade entre 27 e 50 anos e eram alunos do Instituto de Educação Bhetel na modalidade de Educação de Jovens e Adultos a Distância.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Cadeia Pública feminina de Norterlândia tem vagas ampliadas

Publicado em Sábado - 04 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), inaugura, na próxima sexta-feira (10.07), duas novas celas na unidade penal feminina do município de Nortelândia (254 km a Oeste de Cuiabá).

Foram investidos quase R$ 90 mil em materiais de construção e a execução da obra teve 100% de mão de obra de recuperandos. Ao todo, a ampliação resultou em 24 novas vagas.

Os recursos são oriundos do Governo do Estado e da comarca do Ministério Público do município de Nortelândia, em parceria com as comarcas das cidades de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Brasnorte.

Leia mais...
Fachada da Penitenciária Central do Estado, a PCE - Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT
Fachada da Penitenciária Central do Estado, a PCE - Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

Governo de Mato Grosso vai cumprir determinação judicial dentro do prazo estabelecido

Publicado em Sexta - 03 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vai cumprir a partir deste fim de semana, dentro do prazo estabelecido, a decisão judicial para implantação de uma equipe de saúde com plantão aos fins de semana na Penitenciária Central do Estado.

Também foram encaminhados mais medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores do sistema penitenciário, adquiridos com recursos próprios e do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal (Concep) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Leia mais...
Governador Mauro Mendes inaugura Penitenciária em Várzea Grande - Foto: Mayke Toscano/Secom
Governador Mauro Mendes inaugura Penitenciária em Várzea Grande - Foto: Mayke Toscano/Secom

Governo de Mato Grosso inaugura Penitenciária de Jovens e Adultos em Várzea Grande

Publicado em Quarta - 01 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes afirmou que a Penitenciária de Jovens e Adultos de Várzea Grande (Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas), inaugurada na tarde desta terça-feira (30.06), é um novo “pontapé” para um dos maiores programas de ampliação de vagas em presídios de Mato Grosso.

A inauguração foi feita de forma simbólica, de forma a não ocorrer aglomeração. Além do governador, estiveram presentes os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Alexandre Bustamante (Segurança Pública) e Emanoel Flores (adjunto de Administração Penitenciária).

Leia mais...
Buraco de fuga na laje da Cadeia de Arenápolis - Foto: Sistema Penitenciário
Buraco de fuga na laje da Cadeia de Arenápolis - Foto: Sistema Penitenciário

Em fuga da Cadeia de Arenápolis, 9 conseguem sair e 12 são contidos

Publicado em Segunda - 29 de Junho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Nove reeducandos fugiram da Cadeia Pública de Arenápolis (234 km a Médio Norte de Cuiabá), na madrugada deste domingo (28.06). Eles fizeram um buraco na laje da cela. Os policiais penais que estavam de plantão escutaram barulhos do lado de fora da unidade e, ao acionar as câmeras externas, visualizaram a movimentação de cães, seguida de latidos.

Os servidores foram até a cela, que era ocupada por 21 pessoas, enquanto acionavam reforço e as Polícias Militar (PM-MT) e Judiciária Civil (PJC).

Leia mais...
Motim na Cadeia Pública de Rosário Oeste - Foto: Sistema Penitenciário
Motim na Cadeia Pública de Rosário Oeste - Foto: Sistema Penitenciário

Policiais penais e forças de segurança controlam motim na Cadeia de Rosário Oeste

Publicado em Domingo - 28 de Junho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Cerca de 40 reeducandos da Cadeia Pública de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá) que estavam no banho de sol, por volta das 14h deste domingo (28.06), iniciaram um motim. Eles começaram a arrebentar as grades do espaço destinado ao banho de sol e se preparavam para iniciar o movimento chamado cavalo doido

Leia mais...
Buraco encontrado em parede de cela da Penitenciária Mata Grande - Foto: Sistema Penitenciário
Buraco encontrado em parede de cela da Penitenciária Mata Grande - Foto: Sistema Penitenciário

Buraco em parede de cela é encontrado por policiais penais da Mata Grande

Publicado em Sexta - 12 de Junho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Um buraco na parede foi encontrado na cela 11 do Raio 2/SE da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), no final da tarde de quinta-feira (11.06). Uma parte de cimento com tinta colada em uma espuma cobria o buraco

Leia mais...

Sindspen faz movimento nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande para apresentar à população a nova Instituição Polícia Penal

Publicado em Sexta - 12 de Junho de 2020 | por Assessoria Sindspen-MT

O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) iniciou nesta semana uma mobilização em prol do novo órgão Polícia Penal no Estado de Mato Grosso, com intuito de apresentar à população a nova instituição que veio reforçar a segurança na sociedade. A divulgação está sendo realizada por meio de notícias no site do Sindspen, panfletagem e outdoor nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Além da capital será estendida para outros municípios do Estado, assim como a divulgação de faixas à frente das unidades e locais estratégicos nos municípios.

Leia mais...
Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT
Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

Policiais penais frustram tentativa de fuga na PCE

Publicado em Quinta - 11 de Junho de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Uma tentativa de fuga de reeducandos foi frustrada na madrugada desta quinta-feira (11.06), na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Os policiais penais e a direção da unidade fizeram a intervenção no Raio 4, após terem recebido informações de que os ocupantes daquele espaço estariam serrando grades das celas.

Foi feito, então, procedimento de revista e em três celas foram encontradas algumas grades serradas. Os policiais penais apreenderam quatro serras e seis barras de ferro, utilizadas na ação. Segundo o diretor da PCE, Agno Sérgio Ramos, as grades já estão sendo soldadas para que os reeducandos retornem às celas.

Leia mais...