Notícias SISTEMA PRISIONAL
Projeto ofertará curso de revestimento de pisos a egressos do sistema prisional
Um convênio firmado entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Instituto Federal de Educação de Mato Grosso e Fundação Nova Chance vai ofertar curso profissionalizante a egressos do Sistema Penitenciário. O Projeto Alvorada destinará 30 vagas para recuperandos e egressos no curso de pedreiro de revestimento em argamassa.
Assinaram o convênio o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, a presidente da Funac, Dinalva Oriede e o pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcos Vinícius Arruda. O projeto foi aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional, que destinou recurso no valor de R$ 664 mil para realização do curso, incluindo bolsas de incentivo para monitores, professores, alunos e materiais. As aulas serão realizadas no campus do IFMT em Várzea Grande.
Escâneres corporais reforçam segurança nas duas maiores unidades prisionais de MT
Equipamentos de escâneres corporais vão reforçar a segurança da Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa, em Rondonópolis, e da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Os aparelhos são um sistema avançado de imagens corporais capazes de detectar materiais metálicos e não metálicos que estiverem sob as roupas, na superfície ou interior do corpo dos visitantes das unidades prisionais.
O escâner foi entregue nesta sexta-feira (28.12) na PCE. Em Rondonópolis, está em fase de instalação. Para o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas,os equipamentos contribuem para reforçar a segurança. "A entrada de celulares, drogas e armas também compromete a vida dos servidores. Com o escâner vamos garantir que o trabalho dos agentes seja realizado com ainda mais qualidade e eficiência, buscando reforçar a segurança nas duas maiores penitenciárias do estado", acredita Fausto.
Unidade prisional promove campanha preventiva contra tuberculose
A unidade prisional masculina de Cáceres iniciou uma campanha de prevenção à tuberculose com a população custodiada. Durante este mês, a equipe de saúde da cadeia está fazendo a coleta para os exames, que atingirá 100% dos presos custodiados no local. As atividades são acompanhadas por agentes penitenciários.
Operação em penitenciária retira materiais ilícitos e faz reforço na segurança
A direção da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop, coordenou uma ampla operação iniciada na semana passada e concluída nesta terça-feira (20) para uma revista minuciosa em todos os raios da unidade prisional, assim como averiguação das condições estruturais das celas, retiradas de objetos ilícitos e aqueles que pudessem dar suporte a qualquer atividade movimento ilegal dos presos. Também foram realizados reparos e manutenção em grades, limpeza geral das áreas de circulação internas e externa e pintura.
A operação foi concluída com a apreensão de 23 aparelhos celulares, 39 chips, carcaças de celulares, fones de ouvido, baterias, 33 carregadores, cabos USB, 318 gramas de entorpecentes, balanças artesanais, 04 serras e 95 armas artesanais (chuços, facas).
Liminar obriga Governo de Mato Grosso a providenciar lotação de oito agentes penitenciários
Quarenta e cinco dias. Esse foi o prazo estabelecido pelo Poder Judiciário, em liminar concedida ao Ministério Público, para que o Estado de Mato Grosso providencie a lotação de oito agentes penitenciários para a cadeia pública de Porto Alegre do Norte.
Setenta reeducandos da Penitenciária Central e CRC serão contratados pela Prefeitura de Cuiabá
Pela primeira vez um grupo de reeducandos da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, ganhará a oportunidade de trabalho extramuro. Foram selecionados 70 presos para integrar o grupo que será contratado pela Prefeitura de Cuiabá para trabalhar na limpeza urbana
Defensor pede ao Estado espaço adequado para crianças visitarem pais presos
No pedido feito ao secretário de Justiça e Direitos Humanos, o defensor lembra que oferecer às crianças um lugar adequado para que possam visitar seus pais é uma forma de prevenção e de resguardar a saúde psicológica desses menores.
Polícia Civil prende agente prisional acusado de ingressar aparelhos celulares em Presídio de Rondonópolis
Um agente prisional acusado de facilitar a entrada de aparelhos celulares na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (212 km ao Sul) teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Judiciária Civil, nesta segunda-feira (18.06)
