Notícias SISTEMA PRISIONAL
CNJ vai retomar mutirões carcerários para revisar processos de presos
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai retomar os mutirões carcerários no país em julho. A medida visa contribuir para desafogar o sistema penitenciário do país, que enfrenta superlotação, com a revisão de processos e eventual substituição da prisão por medidas alternativas.
Devem ser revisados sobretudo processos que incluem o tratamento de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças menores de 12 anos e pessoas com deficiência e também a situação de pessoas em cumprimento de pena em regime prisional mais gravoso do que o fixado na decisão condenatória, informou o CNJ.
Servidores do sistema penitenciário lançam livro sobre inteligência penitenciária
O livro "Discussões Contemporâneas sobre a Inteligência Penitenciária", com o marco de primeiro em âmbito nacional sobre o tema, foi lançado em um evento público nesta sexta-feira (26.05), no Fórum de Cuiabá.
Em pouco mais de 500 páginas, 22 autores entregam artigos científicos frutos de pesquisa e estudo em trabalhos de conclusão de curso sobre a inteligência penitenciária. Esta tem como objetivo produzir conhecimentos bem definidos sobre o sistema penitenciário, a fim de condensar informações que são enviadas para colaborar com decisões de casos criminais na sociedade, feitas, em última instância, pelo Secretário de Segurança Pública.
Operação Armadillo cumpre 21 mandados contra investigados por executar plano de fuga em massa da PCE
A Polícia Civil por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou nesta quarta-feira 25.01) a Operação Armadillo, para cumprimento de 21 ordens judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvidos na construção de um túnel para fuga em massa de presos da PC.

Sesp transfere reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá para complexo penitenciário
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) transferiu, na madrugada desta quinta-feira (05.01), os 469 reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) para o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Governo de MT abre 4,5 mil vagas e sistema penitenciário se torna referência nacional
Nos últimos quatro anos, o Governo de Mato Grosso investiu recursos na ordem de R$ 150 milhões no Sistema Penitenciário, e atingiu uma marca histórica reduzindo o déficit carcerário com a abertura de 4.580 vagas. Em 2019 eram 6.380 vagas nas unidades prisionais do Estado, para uma população carcerária de 12 mil presos.
Número de reeducandos inscritos para o Enem em MT é o maior dos últimos 10 anos
O número de reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) deste ano bateu recorde, sendo o maior dos últimos 10 anos. Ao todo, 2.313 pessoas devem fazer a prova
Presos que fugiram de unidade prisional no interior de MT são recapturados por forças de segurança
Sete presos, de um total de oito, que fugiram na manhã desta sexta-feira (21.10) da cadeia pública de Juara, na região médio-norte do estado, foram recapturados após uma ação conjunta das forças de segurança do município.
No início da manhã desta sexta-feira, a Delegacia da Polícia Civil foi comunicada sobre a fuga, que ocorreu após um grupo da ala 01 cavar um buraco em uma cela e fugir da unidade.
Imediatamente, as equipes da Polícia Civil, PM e Polícia Penal iniciou diligências em Juara e nas cidades vizinhas em busca dos fugitivos.
Secretaria de Segurança Pública forma 60 novos policiais penais para atuarem em unidades do interior
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou nesta sexta-feira (21.10) a formatura de 60 policiais penais. A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso e da carteira profissional ocorreu em solenidade realizada na sede das Promotorias de Justiça do Ministério Público, em Cuiabá.
Operação Conquista retira 70 celulares de dentro das celas da Penitenciária da Mata Grande
Vistorias realizadas na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), nesta quarta e quinta-feira (13 e 14.07), por meio da Operação Conquista II e III, resultaram na apreensão de 70 celulares, 69 chips, além de drogas e outros ilícitos dentro das celas.
Policiais penais prendem dupla e apreendem carro, drogas e celulares próximos de penitenciária
Duas pessoas foram presas por policiais penais da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, mais conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), durante Operação Campana, deflagrada na manhã desta quarta-feira (25.05).