Notícias SISTEMA PRISIONAL
Parceria garante contratação de 20 reeducandos por empresas de Sorriso
Vinte e seis reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) foram contratados para exercerem funções nas áreas de construção civil, auxiliar de cozinha, madeireira, transportadora e em loja de materiais para construção.
A nova oportunidade faz parte de uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Fundação Nova Chance (Funac), o Conselho da Comunidade e o Poder Judiciário do município.
Sistema Penitenciário doa drone para Gefron ampliar ações de combate aos crimes de fronteira
A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) doou um aparelho de drone para o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) fortalecer as ações criminais comuns na faixa de fronteira de Mato Grosso. O aparelho foi um dos drones apreendidos neste ano durante tentativas de entregas de produtos ilícitos na Penitenciária Central do Estado (PCE).
Reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso concluem curso de fabricação de bonecas de pano
Quinze reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (a 397 km de Cuiabá) concluíram a oficina de fabricação de bonecas de pano, realizada em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e do Conselho da Comunidade do município.
O diretor do Centro de Ressocialização, Enilson de Castro Souza, destaca a importância dos cursos de qualificação no processo de ressocialização. “Tem muita melhora tanto na perspectiva de vida dos reeducandos, para profissão, como melhora o bem-estar e o convívio de cada um na unidade.
Reeducandos fabricam casas de pets de madeira para doar às instituições e famílias carentes
Com o objetivo de oportunizar uma nova profissão aos reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lucas do Rio Verde (333 km de Cuiabá), a unidade conta com um projeto de marcenaria para a produção e doação de casas de pets
Fundação Nova Chance assina termo que oportuniza trabalho a reeducandos de Tangará da Serra
Ampliando sua atuação na política de emprego e ressocialização na região sudoeste de Mato Grosso, a Fundação Nova Chance (Funac), vinculada à Sesp-MT, assinou um Termo de Intermediação de mão de obra de recuperandos com o Conselho da Comunidade de Tangará da Serra
Policiais penais interceptam entrada de drone, celulares e droga na Penitenciária Central
Em ação rápida, na noite de sexta-feira (14.01) e na madrugada deste sábado (15.01), policiais penais apreenderam um drone, dezenas de aparelhos celulares, cabos USB e uma porção de entorpecente pesando aproximadamente um quilo, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
Fundação Nova Chance firma parceria com Defensoria Pública
Com o objetivo de ampliar cada vez mais a assistência aos egressos do Sistema Penitenciário, a Fundação Nova Chance (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), firmou um Termo de Cooperação com a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.
Mais de 1,1 mil reeducandos participaram do primeiro dia do Enem PPL em MT
Um total de 1.161 reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso participaram, neste domingo (09.01), do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa (Enem PPL). O segundo dia do exame será realizado no próximo dia 16.
De acordo com dados do Núcleo de Educação Penitenciária (NEP), as provas foram realizadas em 26 Cadeias Públicas, cinco Penitenciárias, quatro Centros de Ressocialização e em três Centros de Detenção Provisória (CDP), totalizando 38 unidades penais.
Parceria do Governo com empresa de reciclagem oportuniza reinserção de reeducandos no mercado de trabalho
Reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso encontraram uma nova oportunidade para reinserção no mercado de trabalho. Seis recuperandos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas
Nota MT destina mais de R$ 1,5 milhão a entidades sociais em 2021
O dinheiro distribuído nos sorteios do Programa Nota MT, coordenado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), vai muito além daquele destinado aos contribuintes premiados nos 16 sorteios realizados este ano, que premiou 12.080 consumidores com o total de R$ 5,166 milhões.