Notícias
GERAL Governo quita R$ 2,2 bilhões de dívidas e reduz LRF para 52%
O Governo de Mato Grosso conseguiu quitar, no ano passado, mais de R$ 2,2 bilhões de dívidas de restos a pagar em 2019 e ainda reduziu os gastos com pessoal de 58% para 52% da receita corrente líquida.
Esses resultados são reflexos das medidas necessárias adotadas pelo governo Mauro Mendes, a exemplo da contenção do crescimento da folha de pagamento, renegociação de contratos, reforma administrativa, aumento da arrecadação, nova lei do Fethab, entre outros.
Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, durante a apresentação do relatório do Cumprimento das Metas Ficais do Terceiro Quadrimestre de 2019.
POLÍTICA João Batista realiza sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
A importância da mulher no contexto social e comunitário, o deputado estadual João Batista (Pros), promove uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá nesta sexta-feira (6), às 9 horas, no Plenário de Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
POLÍCIA Policiais civis prendem homem suspeito por homicídio e apreendem submetralhadora
Polícia Civil de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá) prendeu nesta quinta-feira (05.03) um homem foragido da Justiça pelo crime de homicídio praticado no município de Água Boa, na região Araguaia. O suspeito de 24 anos também foi preso em flagrante por posse ilegal de armas de fogo.
CIDADE Motoristas poderão quitar débitos em pátio de apreensão de veículos
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) publicou no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (05.03), o extrato do termo de cooperação técnica com a prefeitura de Cuiabá, para a implantação de um posto de atendimento do Detran no pátio de apreensão de veículos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na Capital.
Com a assinatura do termo, o cidadão poderá gerar boletos de pagamento de débitos veiculares como IPVA, Seguro DPVAT, licenciamento anual e multas, com a opção do pagamento parcelado no cartão de crédito, por meio das empresas credenciadas pelo Detran-MT.
MEIO AMBIENTE Governador de MT promete punição efetiva para quem cometer Crime Ambiental
Ao lançar o Plano de Ação para o Combate do Desmatamento e Queimadas Ilegais em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes garantiu que haverá punição efetiva para quem cometer atos danosos ao meio ambiente.
POLÍCIA Operação Marias prende 13 pessoas por crimes de violência doméstica e familiar
Polícia Civil mobilizou unidades da instituição para ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher durante a Operação Marias, que na quarta-feira (04.03) prendeu 13 pessoas por crimes previstos na Lei Maria da Penha. Três adolescentes também foram apreendidos por crimes análogos.
GERAL Direitos das mulheres e saúde encerram o Ciclo de Palestras do Sinpol-MT
“Abandono do Lar: efeitos e consequências”. Este foi o tema de abertura do último dia do Ciclo de Palestras da Semana da Mulher promovido pelo Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT).

POLÍTICA Rede questiona permissão para que governo crie cargos sem aval do Congresso
O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), questionou nesta quarta-feira, 4, um dispositivo proposto pelo governo no projeto que regulamenta o orçamento impositivo, enviado ontem ao Congresso. Segundo Randolfe, o Executivo quer criar cargos sem necessidade de autorização legislativa. Numa das propostas, o governo altera um artigo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020.
Atualmente, o trecho autoriza "a transformação de cargos e funções que, justificadamente, não implique aumento de despesa".