Notícias
SAÚDE Projeto liderado por brasileira mapeará genoma de 15 mil pessoas
O projeto DNA do Brasil, liderado por uma cientista brasileira, vai identificar as principais características genéticas dos brasileiros para que seja possível prevenir e tratar doenças, além de mapear os ancestrais da população. A inciativa, lançada nesta semana, será o primeiro projeto de sequenciamento de DNA em larga escala no país e vai inserir o Brasil no mapa mundial dos estudos genômicos.
“Nosso projeto quer fazer um panorama geral da população brasileira como um todo, com um número grande de brasileiros para que a gente possa fazer pesquisas mais aprofundadas tanto sobre a saúde, a genética da nossa saúde, quanto também sobre a nossa origem, de como a gente se formou a partir desses grupos populacionais originais” disse a professora Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), que lidera o projeto, sobre os dois eixos do estudo genômico.
POLÍTICA Congresso pode votar proposta de Orçamento na próxima semana
O Congresso Nacional pode votar, na próxima terça-feira (17), a proposta orçamentária para 2020. A sessão para a votação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 22/19 está marcada para as 14h30. Antes da análise por deputados e senadores no plenário, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) vota o relatório final da proposta às 11h.
EDUCAÇÃO Seduc assina convênio para beneficiar 41 escolas do campo de 16 municípios
Na sexta-feira (13.12), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) que vai beneficiar cerca de 17 mil pessoas, entre alunos, profissionais da educação e comunidade escolar.
GERAL Cozinha do Senac é inaugurada com curso gastronômico para homens
Na prática, manuseando os alimentos, entre panelas, talheres e temperos que os diretores da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso inauguraram a nova cozinha da unidade do Senac, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.
O grupo teve uma experiência gastronômica guiada pela chefe Márcia Mesquita, onde aprenderam o passo a passo de diversos pratos saborosos, entre eles risoto, bacalhau, medalhões, e ainda teve um bônus, o curso “Cozinha Gourmet para homens”, também incluiu a harmonização de vinhos às receitas.
JUSTIÇA Sete pessoas são presas em ações distintas de combate a criminalidade em Rondonópolis
Sete homens foram presos e um adolescente apreendido pela Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), durante diferentes ações deflagradas na região.
EDUCAÇÃO Período de matrícula para novos alunos na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá começa no próximo dia 17
A Prefeitura de Cuiabá abre no próximo dia 17, o período de solicitação de matrículas para alunos novos, na rede pública municipal. Ao todo serão disponibilizadas 10.146 vagas para todas as modalidades de Ensino. As matrículas, como nos anos anteriores, serão solicitadas somente pelo link do Matrícula WEB, no site da Prefeitura de Cuiabá.
De 17 a 20 de dezembro, os pais ou responsáveis poderão solicitar uma das 4.053 vagas disponíveis nas creches, Centros Educacional Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centro Emergencial de Educação Infantil Portal da Fé.
POLÍCIA Foragido da Justiça de SP tem dois mandados de prisão cumpridas em Jaciara
Um foragido da Justiça de São Paulo teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Judiciária Civil, nesta sexta-feira (13.12), no município de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá). O suspeito, Roberto Rivelino de Toledo, 47, estava com ordens de prisão decretadas pela 2ª Vara da Comarca de Monte Aprazível
ECONOMIA Micro produtores da agricultura familiar já podem emitir nota fiscal pela internet
A partir desta sexta-feira (13.12), os microprodutores rurais e microgranjeiros, usuários da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, também conhecida como NFA-e, podem fazer a emissão do documento eletronicamente no portal da Secretaria de Fazenda (Sefaz).
POLÍTICA Reforma da Previdência de MT reduzirá déficit em R$ 25 bilhões nos próximos 10 anos
A proposta de Reforma da Previdência Estadual, de autoria do Executivo, reduzirá o déficit financeiro em R$ 25 bilhões em 10 anos, caso seja aprovada na íntegra. O projeto, que está sendo discutido no âmbito do Conselho de Previdência de Mato Grosso, segue o modelo federal, promulgado pela Emenda Constitucional 103.