Notícias
SAÚDE SUS oferece diagnóstico e tratamento gratuitos contra a leishmaniose
Ao primeiro sintomas, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação médica. Confirmado o diagnóstico, o tratamento é feito com uso de medicamentos específicos e eficazes.
CIDADANIA Lei do Acompanhante garante que parceiros acompanhem gestantes durante o parto
A Lei do Acompanhante é valida tanto para parto normal quanto para cesariana, e a presença do acompanhante não pode ser impedida pelo hospital, pelos médicos, enfermeiros ou por qualquer outro membro da equipe.
POLÍTICA Temer visita MT em meio a protesto de caminhoneiros contra a alta no combustível
O protesto dos caminhoneiros começou na semana passada, mas tinha sido suspenso na quarta-feira (9). Vários trechos chegaram a ser fechados. Nesta sexta-feira, no ponto bloqueado, os manifestantes estão impedindo o tráfego de veículos de carga e estão liberando a passagem dos outros veículos.
EDUCAÇÃO Escolas mobilizam a comunidade escolar para a participação no Avalia MT
Conforme a secretária adjunta de Gestão Educacional e Inovação, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marioneide Angélica Kliemaschewsk, “esse é o momento de fortalecimento da escola pública de Mato Grosso, pois a comunidade escolar é convidada a participar da construção do Diagnóstico da Realidade Escolar de sua escola, podendo construir coletivamente o Projeto Político-Pedagógico de sua escola e definindo assim o melhor caminho para a educação de seus filhos”, afirmou.
JUSTIÇA Justiça acata pedido do MPE e suspende realização de evento automotivo
Na decisão, o juiz Marco Antonio Canavarros dos Santos defere a liminar alegando a existência de perigo de dano irreparável, “uma vez que o evento organizado sem as autorizações competentes infringe uma série de normas administrativas, implicando, por outro lado, considerável risco à segurança dos participantes do evento e de terceiros”.
SAÚDE Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande aderem a consórcio de saúde
A adesão dos dois maiores municípios do Estado, junto com os outros 76 que já haviam assinado o protocolo, representa 60% das aquisições de medicamentos realizados no Estado. O consórcio busca a adesão dos 141 municípios mato-grossenses, quanto mais prefeituras comprando, menor o custo. A expectativa é que a primeira compra seja realizada no início de 2018. Mesmo após a efetivação do consórcio, novos municípios podem aderir.