Notícias
GERAL Conselho da Previdência Social pede divulgação de juros do consignado
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, por unanimidade, recomendação para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adote medidas que ampliem a transparência sobre taxas e custos dos empréstimos consignados, do cartão de crédito e do cartão consignado para beneficiários do órgão.
SAÚDE Hospital Metropolitano ampliou número de leitos em 261% e realizou 66,5 mil atendimentos em quatro anos
Em quatro anos, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, ampliou o número de leitos em 261%. O incremento possibilitou a realização de 66,5 mil atendimentos, entre cirurgias, procedimentos hospitalares e internações. A unidade de saúde é gerida pelo Governo de Mato Grosso e atua como referência em diversas especialidades, como ortopedia, bariátrica e cirurgia geral.
“O Hospital Metropolitano é referência para os 141 municípios do Estado no atendimento de alta complexidade, além dos atendimentos ambulatoriais.
SAÚDE Covid-19: fim da emergência não altera status de pandemia
Após três anos e mais de 7 milhões de mortes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da covid-19 como emergência em saúde pública de importância internacional. O status de pandemia, entretanto, não se altera, já que o vírus se mantém disseminado globalmente.
De acordo com a líder técnica para covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, uma emergência em saúde pública de importância internacional é definida como um evento extraordinário que constitui risco de saúde pública para diversos países em razão da disseminação global de um doença e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada.
“Essa definição indica que a situação é séria, repentina, pouco comum e inesperada, carrega implicações para a saúde pública que vão além das barreiras dos países afetados e pode exigir ações internacionais imediatas.”
POLÍCIA Covid-19: fim da emergência não altera status de pandemia
Policias militares da 14ª Companhia Independente apreenderam, nesta quinta-feira (04.05), seis tabletes de substância análoga à maconha pesando pouco mais de quatro quilos, no bairro Vera Cruz, no município de Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Na ação, os militares ainda tiraram de circulação 11 porções do mesmo entorpecente
SAÚDE Fim da emergência de saúde pública foi acertado, avaliam especialistas
A decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de pôr fim à classificação da covid-19 como emergência de saúde pública de importância internacional já era esperada e foi acertada, avaliam especialistas de diferentes áreas ouvidos pela Agência Brasil. Em pouco mais de três anos, a doença causou quase 7 milhões de mortes
SEGURANÇA Carga irregular de calçados avaliada em R$ 1,5 milhão é retida na divisa com Mato Grosso Sul
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) reteve nesta semana um carregamento de calçados, avaliado em R$ 1,5 milhão, sendo transportado sem a devida documentação fiscal. As mercadorias, que estavam transitando em Mato Grosso, tinham como origem o estado de Santa Catarina
POLÍTICA Governador: “Era uma trajetória que parecia impossível, mas agora vamos ter máquinas na estrada duplicando a BR-163”
O governador Mauro Mendes afirmou que as obras iniciais de recuperação da BR-163 devem iniciar rapidamente, com máquinas na estrada já nos próximos dias, concretizando “uma trajetória que parecia impossível’.
GERAL Narrador esportivo Ditinho Chacororé morre em Cuiabá
O locutor Ditinho Chacorore morreu de ataque cardíaco na noite de quarta-feira (03.05), após cair em profunda depressão em decorrência da perda da mãe.
O narrador esportivo Ditinho Chacororé, natural de Barão de Melgaço, era funcionário da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, onde trabalha como agente de segurança.
Ditinho tinha uma voz marcante e atuava nas margens dos campos, sempre se destacou como narrador dos campeonatos oficiais de Várzea Grande.
POLÍCIA Polícia Civil prende advogado do RJ suspeito de uso de documento falso e estelionato
Um advogado, morador da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e suspeito de usar a assinatura de outro advogado já falecido para a prática de estelionato, teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil de Mato Grosso, na quarta-feira (03.05), em ação da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá.
A ordem judicial contra o advogado foi expedida pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá com base em investigações da Delegacia de Estelionato que apuraram os crimes de uso de documento particular falso, tentativa de furto qualificado pela fraude, estelionato e tentativa de estelionato.
POLÍCIA Quatro criminosos que sequestraram e torturaram jovens são presos pela Polícia Civil
Quatro pessoas envolvidas no sequestro e tortura de dois jovens em Primavera do Leste, no início desta semana, foram presas pela Polícia Civil. Uma vítima conseguiu fugir da casa para onde foram levadas e buscou ajuda. Nas investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar o local e libertou a segunda vítima e prendeu dois suspeitos em flagrante, nesta quarta-feira (03).
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município prendeu mais dois suspeitos do crime durante a Operação Conexão 15 realizada nesta quinta-feira (04), em todas as regionais da Polícia Civil em Mato Grosso.