Notícias
MEIO AMBIENTE Amazônia concentra 90% da área com focos de incêndio no 1º bimestre
Nos seis biomas do país -- Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal --, em 536 mil hectares, houve focos de incêndios. Conforme destaca a pesquisadora Vera Arruda, do Ipam, a área é 28% menor do que a registrada no primeiro bimestre de 2022.
SEGURANÇA Polícia Militar lança nesta terça-feira (14) operação ostensiva com motocicletas
A Polícia Militar de Mato Grosso lança nesta terça-feira (14.03), em Cuiabá, a operação “Tempo Resposta”, com todos os agentes usando motocicletas para ter mais mobilidade e agilidade. O início da ação será às 16h30, na Orla do Porto, na Capital.
A operação conduzida pelo 1º Comando Regional da PM seguirá até o dia 18 de março.
Os efetivos dos batalhões e unidades pertencentes ao 1º Comando estarão operando em horários específicos com a realização de abordagens, buscas, checagens e, consequentemente, prisões, em busca de garantir mais segurança à comunidade e diminuir a criminalidade,
Sediado em Cuiabá, o 1º Comando Regional é comandado pelo coronel Wankley Correa Rodrigues, e além de Cuiabá abrange os municípios de Chapada dos Guimarães, Acorizal, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santo Antônio do Leverger.
MEIO AMBIENTE Mato Grosso é o estado que mais age no combate ao desmatamento, aponta MapBiomas
O Monitor de Fiscalização do MapBiomas aponta Mato Grosso em primeiro lugar no ranking dos estados brasileiros com maior atuação direta nos alertas de desmatamento desde 2019, agindo em 45,5% do desmate ilegal com alguma ação, seja com multas, embargos ou fiscalização em campo. A média nacional é de 20,2% dos alertas atendidos.
ECONOMIA Juro do consignado a aposentados é reduzido para 1,7% ao mês
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 12 votos a 3, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta segunda-feira (13) o novo limite de juros de 1,7% ao mês para essas operações.
AGRICULTURA FAMILIAR Governo de MT entrega máquinas e equipamentos para agricultura familiar e infraestrutura de 70 municípios
O Governo de Mato Grosso entrega nesta segunda-feira (13.03) máquinas, equipamentos e veículos para fomentar a agricultura familiar e melhorar a infraestrutura de municípios em todo Estado. A entrega será na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar de Várzea Grande, às 16h.
O investimento foi de R$ 18,4 milhões, em recursos próprios e emendas parlamentares, e vai beneficiar diretamente associações, aldeias e comunidades de 70 municípios.
O governador Mauro Mendes e a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, farão a entrega com a presença de parlamentares, secretários e outras autoridades.
POLÍCIA Doze pessoas são presas por embriaguez e uma por desobediência durante Operação Lei Seca
Realizada simultaneamente em dois pontos de Cuiabá, na madrugada deste domingo (12.03), a 29ª Operação Lei Seca resultou na prisão de 13 pessoas, sendo 12 por embriaguez ao volante e uma por desobediência conforme o artigo 330 do Código Penal (CP). Ao todo, 192 veículos foram fiscalizados.
POLÍCIA Homem que matou ex-namorada e escondeu corpo há 13 anos é condenado a 22 anos de prisão
O autor de um homicídio ocorrido há 13 anos, em Cuiabá, foi condenado nesta semana, em tribunal do júri, a 22 anos de prisão. As investigações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa concluíram que a vítima, Alessandra Polmann, foi morta por Josué Pires de Camargo e teve o corpo ocultado, até hoje não localizado.
O delegado responsável pela investigação, Caio Fernando Albuquerque, destaca que, mesmo depois de 13 anos sem qualquer pista do corpo, a Polícia Civil conseguiu apurar elementos que apontaram para o crime de homicídio. “Josué foi preso em 2019, com a retomada das investigações. Mesmo não tendo, à época do crime, a previsão na legislação, este pode ser caracterizado como um feminicídio”, explicou o delegado.
GERAL Mulheres e pandemia: covid acentuou desigualdade no trabalho doméstico
Uma das primeiras mortes por covid-19 no Brasil foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro em 12 de março de 2020. A vítima, uma mulher de 63 anos, trabalhava como empregada doméstica e pegou o vírus depois que a patroa retornou de uma viagem à Europa e testou positivo para a doença.
MEIO AMBIENTE Governo apresenta ao setor produtivo tecnologia para aumentar validações do Cadastro Ambiental Rural
Em uma reunião de trabalho realizada na manhã de sexta-feira (10/03), a Casa Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apresentaram aos representantes do setor produtivo mato-grossense a proposta de unificar as bases de dados de uso do solo, para aumentar as validações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Mato Grosso.
O objetivo é que imagens de satélite de alta resolução sejam utilizadas para aprimorar a plataforma Mapa do CAR, já utilizada pelos responsáveis técnicos há mais de um ano. O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, enfatiza a importância da união de esforços para a implementação da melhoria.
CIDADE Estrutura do VLT de Cuiabá começa a ser desmontada após abandono
Contratado pelo governo de Mato Grosso para construir a infraestrutura necessária ao funcionamento do futuro sistema de transporte rápido por ônibus (BRT) que ligará a capital Cuiabá à cidade vizinha, Várzea Grande, o Consórcio PN Príncipe começou, nesta semana, a retirar os trilhos que darão lugar a um novo corredor viário.