Notícias
JUSTIÇA MJ obriga redes sociais a retirar conteúdo com apologia à violência
Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleceu as medidas administrativas a serem adotadas para prevenir a disseminação de conteúdos ilícitos, prejudiciais ou danosos em plataformas de redes sociais. Ainda de acordo com a publicação, a Senacon deverá requisitar às plataformas um relatório sobre as medidas tomadas
CIDADE Prefeito celebra aniversário com a entrega de praça e destaca qualidade dos serviços e compromisso pelo desenvolvimento de Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ao lado da esposa, Marcia Pinheiro, entregou na noite de quarta-feira (12), mais uma praça totalmente revitalizada, com pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, e iluminação 100% em LED. Os moradores do bairro Jardim Califórnia, após trinta anos de espera, foram contemplados com esse amplo espaço de lazer e de incentivo a prática esportiva: a praça ‘Decio de Freitas Novais’. O local conta ainda com o ‘Parcão’, ambiente especialmente preparados para os tutores e seus bichinhos.
“A celebração hoje é em dose dupla. Além de entregar mais um espaço como esse, que proporciona qualidade e bem estar à população cuiabana, celebro junto à comunidade e amigos, mais um ano de vida.
GERAL Polícia Penal apreende celulares, chips, drogas e drone na Mata Grande
Diversos aparelhos eletrônicos, celulares e drogas foram apreendidos por policiais penais nesta quarta-feira (12.04), na Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá). Na tarde de última terça-feira (11.04), também houve a captura de um drone que sobrevoava a unidade prisional.
De acordo com o diretor da Mata Grande, Ailton Ferreira, os materiais ilícitos foram encontrados durante a deflagração da Operação Revista. Na ação, os agentes localizaram sete aparelhos celulares, 25 chips, uma carcaça de aparelho celular, dois fones de ouvido e quatro porções de substância análoga à maconha.
GERAL Governo de MT instala câmeras de monitoramento e disponibiliza botão do pânico em escolas estaduais
As secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e Segurança Pública (Sesp-MT) anunciaram, nesta quarta-feira (12.04), a instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso, como parte do Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas.
Também serão adotadas outras seis medidas, como a disponibilização do Botão do Pânico e o fortalecimento das rondas ostensivas para garantir a segurança, o combate à violência nas unidades e o aumento do quadro de profissionais psicólogos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs).
POLÍTICA Marinho: valorização do mínimo será encaminhada em breve ao Congresso
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que encaminhará até maio ao Legislativo a proposta que estabelece em R$1.320 o novo salário-mínimo. Segundo ele, o governo encaminhará também a nova política de valorização permanente do salário-mínimo.

POLÍCIA Operação da PF cumpre mandados em 20 faculdades por fraudes em recursos do Fies
O valor estimado pela CGU de prejuízo aos cofres públicos é de R$ 21,3 milhões até o momento, valor que já conta com autorização judicial para bloqueio. Esse montante pagaria, integralmente, a formação superior de pelo menos 50 alunos em cursos de cinco anos de duração.
POLÍCIA Polícia Civil prende autor de bombas em supermercados e apreende artefatos explosivos
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu nesta quarta-feira (12.04), em Rondonópolis, o autor do ataque a bomba contra um supermercado da cidade, ocorrido na semana passada. Na residência do suspeito, onde as equipes policiais cumpriram mandado de busca, foram apreendidos objetos utilizados na fabricação dos artefatos explosivos
GERAL Cuiabanco registra mais de 100 atendimentos em seu primeiro dia de funcionamento na capital
O Cuiabanco, que integra o projeto Pra Frente Cuiabá, registrou, nesta quarta-feira (12), em seu primeiro dia de funcionamento, mais de 100 atendimentos prestados à população. No local funciona também o Complexo do Empreendedor, que atua na prestação por meio da junção de outros serviços

SAÚDE Comissão de Saúde marca audiência publica para debater o financiamento do SUS em MT
Em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (11), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso marcou para a próxima terça-feira (18) a audiência pública para debater o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
O objetivo segundo o presidente da comissão, deputado Lúdio Cabral (PT), é debater junto a representantes do Ministério da Saúde, secretarias municipais e de Estado de Saúde o volume de recursos aplicados hoje, se essa alocação está sendo adequada e se a pactuação entre os entes está sendo cumprida. “Precisamos conhecer melhor essa situação para avançar em duas tarefas que o Estado, infelizmente, está atrasado”, afirmou o presidente.
POLÍCIA Mulher é resgatada de cárcere privado e homem preso em flagrante pela Polícia Civil
Uma mulher foi resgatada pela Polícia Civil, em Juína, de situação de cárcere privado em que era mantida pelo ex-companheiro. O autor do crime, de 32 anos, foi preso em flagrante na chácara onde mantinha a vítima, no bairro Padre Duílio.
A denúncia do crime chegou à Delegacia de Juína por colegas de trabalho da vítima, que descreveram a situação de extrema vulnerabilidade da mulher, que veio para Juína meses atrás, após fugir do companheiro na cidade de Angélica, em Mato Grosso do Sul.
Após descobrir o novo endereço da vítima, o suspeito veio atrás dela. A mulher não o denunciava por medo das represálias, já que ela fazia ameaças frequentes de morte dirigidas a ela e a familiares.