Notícias
POLÍCIA Gefron apreendeu mais de R$ 1 bilhão em drogas, veículos, moedas e aeronaves na fronteira de MT
As ações desenvolvidas pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) em Mato Grosso, entre 2019 e 2022, resultaram em mais de R$ 1 bilhão de prejuízo ao crime organizado e ao narcotráfico. O montante é a soma dos valores referentes as drogas, veículos, aeronaves, moedas nacional e estrangeira, e contrabando que foram apreendidos.
POLÍCIA Polícia Civil cumpre busca e apreensão na casa de investigado por duplo homicídio na Capital
Equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) cumprem nesta segunda-feira (23.01) mandados de busca e apreensão na residência de C.A.G.B. de 57 anos, investigado por um duplo homicídio ocorrido na semana passada, na Capital.
MEIO AMBIENTE Sema-MT inicia implantação do novo sistema para controle e rastreabilidade da madeira
Com o novo sistema, o controle passa a ser feito de árvore em árvore, com inserção de novos dados detalhados e precisos, com o volume real de madeira. Na versão anterior do sistema, o Sisflora 1.0, o acompanhamento era feito a partir do inventário florestal, com volumes estimados de madeira a ser explorada.
GERAL Portal Transparência de MT recebe 4,8 milhões de visitas e registra salto de qualidade em quatro anos
Com 4,8 milhões de visitas entre 2019 e 2022, o Portal Transparência do Governo de Mato Grosso teve salto de qualidade ao longo dos quatro anos. Foi o que comprovaram organizações não-governamentais em avaliações da página. Destaque para a conquista do Selo Ouro na primeira avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública
POLÍTICA Governo federal anuncia troca no Comando do Exército
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciou na noite deste sábado a troca do Comando do Exército. O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva assume o comando no lugar do general Júlio César de Arruda, designado em dezembro, durante o governo de transição.
POLÍTICA Justiça mantém prisão de 942 investigados por atos golpistas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu hoje (20) a análise das audiências de custódia de 1,4 mil presos por participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que culminaram na invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF..
MEIO AMBIENTE Ameaçados de extinção, tatus-canastra são flagrados por câmera de monitoramento da Sema-MT; veja vídeo
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) captou imagens da presença de tatus-canastra durante o projeto de Monitoramento da Fauna Silvestre da Estrada Transpantaneira. Os vídeos foram coletados na última visita da equipe em campo
SEGURANÇA Três motoristas são presos por embriaguez ao volante e 15 veículos são removidos em Cuiabá
Três motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a 5ª edição da Operação Lei Seca de 2023, realizada na madrugada desta sexta-feira (20.01), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em Cuiabá.
CIDADANIA Beneficiários devem fazer atualização cadastral
A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realiza, anualmente, a busca ativa das famílias que estão há mais de dois anos sem fazer a atualização do Cadastro Único, para que possam confirmar os dados e as informações que constam no documento. Muitos deixam de informar sobre mudança de endereço, telefone e outras informações necessárias, o que inviabiliza o trabalho das equipes da secretaria de Assistência, quando tentam fazer contato com o usuário, comprometendo a busca ativa.
POLÍTICA Morte de reitor de universidade catarinense foi aberração, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (19) que a morte do então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em 2017, foi uma aberração. Cancellier cometeu suicídio após ser alvo na Operação Ouvidos Moucos, desdobramento da Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar um suposto desvio de recursos públicos em cursos de educação a distância.
“São cinco anos e quatro meses que esse homem se matou pela pressão de uma política ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenam as pessoas antes de investigar e julgar”, afirmou o presidente.