Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Sesp-MT

SISTEMA PRISIONAL Reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso concluem curso de fabricação de bonecas de pano

Quinze reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (a 397 km de Cuiabá) concluíram a oficina de fabricação de bonecas de pano, realizada em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e do Conselho da Comunidade do município.

O diretor do Centro de Ressocialização, Enilson de Castro Souza, destaca a importância dos cursos de qualificação no processo de ressocialização. “Tem muita melhora tanto na perspectiva de vida dos reeducandos, para profissão, como melhora o bem-estar e o convívio de cada um na unidade.

Leia mais...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

© Prefeitura de Caraguatatuba/Direitos reservados
© Prefeitura de Caraguatatuba/Direitos reservados

SAÚDE Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022

A pandemia de covid-19 trouxe impactos para o atendimento em relação às doenças tropicais negligenciadas que passaram a registrar aumento da mortalidade, apesar da queda de internações.

Em 2020, a taxa de mortalidade para malária subiu 82,55%, apesar da queda de 29,3% nas internações. Doenças como a leishmaniose visceral e a leptospirose também registraram aumento de mortalidade de 32,64% e 38,98%, respectivamente. O número de internações por essas doenças diminuiu no período, com quedas de 32,87% e 43,59%.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

GERAL BNDES financia R$ 200 milhões para concessionária da MT-100: "crença no Estado foi fundamental", afirma CEO da Via Brasil

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

Em uma operação inédita no país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 200 milhões para a Via Brasil MT-100 Concessionária de Rodovias S/A, que assumiu a concessão de um trecho de 91,5 quilômetros da MT-100, entre Alto Taquari e Alto Araguaia.

Conforme o CEO da Via Brasil, João Couri, a segurança fiscal, jurídica e econômica proporcionadas pelo Governo de Mato Grosso ao setor empresarial foram fundamentais para o projeto e para que a operação pudesse ser efetivada.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

ECONOMIA Micro e pequenas empresas têm até segunda para aderirem ao Simples

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) têm até amanhã (31) para pedirem a inclusão no Simples Nacional – regime especial de tributação para os negócios de pequeno porte. Apesar de o governo ter aprovado a prorrogação do prazo para quitar pendências até o fim de março

Leia mais...

GERAL Métodos adequados de resolução de conflitos para evitar a judicialização

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria

A lei n.º 13.140, de 26 de junho de 2015, trouxe notoriedade a um novo mercado que vem se mostrando muito relevante ao setor jurídico: o da conciliação, mediação e arbitragem, esta última regida pela lei 9.307/96. Tais institutos surgiram para auxiliar, de forma benéfica, a resolução de conflitos, permitindo que desacordos sejam resolvidos sem a necessidade de processos judiciais.

A medida traz alívio ao uso do Judiciário que já lida com milhões de processos todos os dias, tendo como finalidade o favorecimento ao cidadão que busca a forma mais célere para a resolução de litígios.

Leia mais...
Agência Brasil
Agência Brasil

SEGURANÇA Como saber se seu CPF foi usado por terceiros

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022

Os recentes vazamentos de dados de consumidores acenderam o alerta. Desde o mês passado, episódios de divulgação em massa expuseram na internet informações financeiras de milhões de brasileiros e abriram caminho para golpes virtuais. De posse de dados pessoais, criminosos enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, por exemplo.

Leia mais...
© SMS de Mesquita/RJ
© SMS de Mesquita/RJ

SAÚDE Pandemia de covid-19 faz notificações de hanseníase caírem 57% em 2021

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022

A pandemia de covid-19 provocou, no ano passado, queda de 57% nas notificações de hanseníase no Brasil. Até o momento, foram registrados no país 12.045 novos casos da doença, informa levantamento preliminar feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com base em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação

Leia mais...
Foto: Mario Tama/Getty Images
Foto: Mario Tama/Getty Images

GERAL Dezoito pessoas são resgatadas de trabalho escravo em Mato Grosso em 2021

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Dezoito pessoas foram resgatadas de trabalhos análogos à escravidão em Mato Grosso no ano de 2021. O dado foi apresentado pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), na sexta-feira (28.01), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em evento realizado na Sala de Crise, da Secretaria de Estado de Segurança Pública

Leia mais...

POLÍTICA PL pretende incentivar a contratação de adolescente aprendiz na administração pública

Publicado em Sábado - 29 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria

Leia mais...
© Reuters/Adrien Fillon/Direitos reservados
© Reuters/Adrien Fillon/Direitos reservados

SAÚDE Entenda como vai funcionar o autoteste de covid-19

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022

Nesta sexta-feira (28), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a possibilidade de comercialização de testes de covid-19 que podem ser aplicados por leigos, em si mesmos ou amigos e familiares, os chamados autotestes.

Até agora, os testes só poderiam ser aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores de farmácias. Há no mercado diferentes tipos de teste, dos laboratoriais mais precisos, como o RT PCR, aos de anticorpos, passando pelo de antígeno, que fornece um diagnóstico rápido mas possui menos índice de acerto do que o RT-PCR.

Nesta matéria, a Agência Brasil explica o que foi aprovado e como será possível o uso dos autotestes pelos cidadãos.

Leia mais...