Notícias
POLÍCIA Polícia Militar realizou 37 operações em todo o estado neste final de semana
Desde a publicação do decreto 419/2020 pelo Governo do Estado na última sexta-feira (20), a Polícia Militar de Mato Grosso realizou 37 operações em 31 municípios, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da proibição de aglomeração de pessoas.
SAÚDE Secretaria de Saúde de Mato Grosso monitora 2 casos confirmados e 183 suspeitos de coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou até este domingo (22), dois casos confirmados e 183 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios.
Até o momento, foram monitoradas 259 ocorrências em Mato Grosso. De acordo com informações da área técnica da SES, 23 casos foram descartados e 51 foram excluídos por não preencheram critérios de definição para Covid-19.
O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país.
GERAL Governo garante na Justiça que serviços essenciais sejam mantidos em Cuiabá
O juiz Onivaldo Budny, plantonista do Fórum de Cuiabá, determinou que a Prefeitura de Cuiabá mantenha no mínimo 30% da frota do transporte coletivo em funcionamento. A decisão foi dada neste domingo (22.03), a pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
GERAL Atendimentos na Assistência Social estão suspensos a partir desta segunda-feira (23) em Cuiabá
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência informa que os serviços de atendimento oferecidos de forma presencial nas unidades estão suspensos a partir desta segunda-feira (23) até o dia 05 de abril. A adoção dessa medida foi anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira, estabelecendo medidas emergenciais e adicionais aos decretos municipais. A situação é em virtude da decretação de situação de emergência na prevenção e contágio pelo novo coronavírus.
A medida adotada nos cinco albergues municipais, que tem uma capacidade de lotação de até 50 pessoas por unidade também é de prevenção e de higienização pessoal, além da orientação sobre o coronavírus.
ECONOMIA BNDES injeta R$55 bilhões para enfrentar emergência do coronavírus
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai injetar R$ 55 bilhões na economia brasileira, para contribuir com a contenção da pandemia do novo coronavírus. As medidas socioeconômicas de execução imediata foram aprovadas em caráter emergencial e anunciadas neste domingo (22)
SAÚDE No Brasil, 25 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus
Dados divulgados neste domingo (22) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 18 para 25 de ontem para hoje. Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1546.
GERAL Coleta de lixo é mantida e equipe especial atuará em unidades de saúde
Considerada uma atividade que reflete diretamente na saúde pública, a coleta de resíduos domiciliar está mantida na Capital. A decisão, tomada em conjunto entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa Locar Gestão de Resíduos, segue as diretrizes do decreto nº 7.849, assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro
SAÚDE Ações drásticas impedem uma evolução de casos muito rápida por um curto período de tempo, afirma vice presidente da Associação Médica do Brasil
Preocupado em buscar todos os instrumentos, caminhos e informações para lutar contra avanço do novo coronavírus na capital, o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu no sábado (21) o médico anestesista Diogo Sampaio, vice presidente da Associação Médica do Brasil para uma conversa. Sampaio atualmente integra a equipe criada pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para combater o progresso do vírus no país.
SEGURANÇA Polícia Militar fiscaliza bares e estabelecimentos religiosos no interior
Comandos Regionais da Polícia Militar estão fazendo rondas frequentes em todas as cidades de Mato Grosso com o objetivo de inibir aglomerações de pessoas em bares, estabelecimentos públicos e privados, estabelecimentos religiosos e praças.