Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 23 de Janeiro de 2015 às 08:33
Por: Secom MT

    Imprimir


 O novo modelo de gestão baseado em duas frentes de atuação: fortalecimento das agências de Inteligência e repressão qualificada, já produz resultados significativos para a Segurança Pública no Estado. Em 20 dias de intensas ações em Mato Grosso, grande quantidade de droga foi apreendida, quadrilhas foram desarticuladas, traficantes e homicidas procurados pela Justiça foram presos.

Todas as ações estão sendo respaldadas pelo serviço integrado de Inteligência da Segurança Pública (da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Prisional) e fazem parte da grande Operação Impacto, compromisso do governador Pedro Taques no combate ostensivo à criminalidade para os primeiros 100 dias do ano.

Nos dias 6 e 7 de janeiro uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar de Mato Grosso e Goiás, levaram à prisão de quatro integrantes de uma quadrilha que tentaram assaltar um carro-forte da empresa Brinks. A ação aconteceu na BR-158 e obteve êxito graças ao trabalho integrado das polícias focados no serviço de Inteligência.

Outra quadrilha que promoveu uma série de roubos em empresas e residências de Cuiabá também foi desarticulada em ação da Polícia Judiciária Civil dentro da operação “Precisão”, que integra a operação “Impacto”.

Três pessoas foram presas nas investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. Entre os presos está o autor do latrocínio de um feirante, em Cuiabá, ocorrido no dia 16 de Julho de 2014.

Nesta quarta-feira (21.01), baseados em informações da Inteligência, policias Civis prenderam Jair Ribeiro de Souza, conhecido como “Bira”, traficante de alta periculosidade acusado de ser o mandante do atentado contra a casa de uma juíza no município de São José dos Quatro Marcos, no ano de 2008. Bira abastecia com drogas outros traficantes, da Bolívia, e foi preso no distrito de Santa Rita, em Cáceres. A ação contou com apoio da Polícia Federal e Delegacia Regional de Cáceres.

O criminoso Jair Ribeiro de Souza, “Bira”, tem mais de 35 anos de condenação e também fazia ameaças de morte ao juiz que o sentenciou nos crimes de tráfico de drogas e tentativa de homicídio.

Também no último dia 21, uma ação baseada em informações da Inteligência policial levou à prisão Paulo Berechavinski, de 52 anos, procurado pela Justiça de três Estados: Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e condenado a mais de 300 anos de prisão pela autoria de mais de 30 homicídios.

Paulo foi preso pela Polícia Judiciária Civil com apoio da Polícia Rodoviária Federal no município de Pontes e Lacerda, dentro da operação "Interior Seguro", que integra a grande Operação "Impacto".

O acusado é apontado como um “matador de aluguel” e estava foragido da Penitenciária de Maringá e Campo Mourão.

O secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, comenta que os resultados iniciais são motivadores e, por isso, exigirão ainda mais energia e trabalho dos profissionais. “Os resultados até agora alcançados nos mostram que os policiais estão motivados e comprometidos com o trabalho de proteção à sociedade”, destacou.

Galindo também acredita que a Segurança está no caminho certo. “Temos um horizonte favorável de investimentos maciços em recomposição das forças, recuperação dos prédios dos quartéis e delegacias, fortalecimento e integração das Inteligências, mais viaturas nas ruas e melhores condições de trabalho aos policiais. Essas são metas da nova gestão para que a sociedade mato-grossense viva mais tranquila”.

100 DIAS

A Operação Impacto foi lançada pelo governador Pedro Taques com objetivo de fazer um confronto ostensivo à criminalidade.

Também compõem a Operação Impacto, as operações Start, que marca a presença das forças policiais do Estado nas ruas das principais cidades; a Operação Inopinada, que monta blitzes para realização de abordagens, busca e checagem de veículos; e a Operação Asfixia, que acontece baseada em um mapeamento das principais áreas de criminalidade do Estado.

O balanço final das operações será divulgado após os 100 dias.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10297/visualizar/