Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 13 de Dezembro de 2014 às 18:55
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


A disputa pela presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) deverá trazer novidades neste sábado (13), último dia conforme regulamento interno, para a inscrição de chapas. Estratégia nas últimas horas, que contou com participação do ministro Neri Geller (PMDB), além do deputado federal Valtenir Pereira (Pros), poderá selar consenso entre dois nomes postos: o prefeito de Alto Paraguai, Adair Alves (PMDB) e o gestor de Glória D’Oeste, Nilton Borgato (PP).

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), foi procurado para participar dessa formação, e não houve entendimento. Na tarde de sexta-feira, Pivetta foi claro ao acentuar que “sua chapa já estava praticamente fechada e que vai para a disputa com o firme propósito de promover mudanças profundas na entidade nos primeiros seis meses”, disse lembrando contar com respaldo de gestores do PMDB, PSD, PRP, PR e PT, além do PDT.

Borgato disse que “foram boas as conversas e existe sim a chance de formarmos uma chapa, eu e o Adair, faltando mais diálogo para a construção dessa união de forças”. Em que pese Borgato ser aventado como vice de Adair, ele reforçou não ter sido selado até sexta-feira quem seria o líder do grupo.

A composição entre Borgato e Adair provoca racha no bloco aliado ao governador Pedro Taques (PDT), considerando ser o vice-governador eleito, Carlos Fávaro, dos quadros do PP, partido presidido pelo deputado federal eleito, Ezequiel Fonseca. Pivetta disse não estar preocupado, porque confia na sua proposta de transformação para a entidade baseada em 7 eixos prioritários, buscando a transparência das ações.

Prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), segue na disputa com apoio, segundo ele, “de prefeitos de todos os partidos do Estado”, que em seus cálculos na tarde de ontem, poderiam chegar a 70 gestores. Presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), apoia Neurilan, sendo um dos articuladores da chapa.

A AMM destaca que os pré-candidatos à presidência da instituição tem até 17h deste sábado para registrar as chapas, na sede da AMM. O prazo é estabelecido pelo regimento que disciplina as regras para a eleição da nova diretoria da instituição (biênio 2015/2016).

A eleição ocorrerá no dia 18 de dezembro, sendo a primeira chamada da Assembleia Geral Ordinária, na data, às 9h, e a segunda chamada, às 9h30. A comissão eleitoral, que vai conduzir os trabalhos, é composta pelos seguintes prefeitos: Wener dos Santos (Nova Marilândia); Angelina Benedita Pereira (Planalto da Serra), Ilma Grisoste Barbosa (Sapezal), Nilson José Vigolo (Vera), Carlos Roberto da Costa (Nossa Senhora do Livramento) e Divina Maria da Silva Oda (Pontal do Araguaia).

A posse da nova diretoria será realizada em fevereiro, quando a atual gestão sob o presidente Valdecir Luiz Colle (PSD) encerrará o mandato de dois anos à frente da instituição. Ao todo, 18 prefeitos integram a diretoria e conselho fiscal, além do presidente de honra.

Estão aptos a votar todos os associados em situação de regularidade junto à AMM. Colle disse que é importante que os prefeitos se desloquem para Cuiabá para participar da eleição, que vai definir a diretoria e conselho fiscal da AMM. “A presença dos prefeitos fortalece o processo eleitoral. Estamos mobilizando os gestores para que todos os associados estejam conosco no dia 18”, assinalou.

Fundada em 4 de maio de 1983, a Associação Mato-grossense dos Municípios surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10518/visualizar/