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RODOVIAS
Quarta - 12 de Novembro de 2014 às 18:08

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A Comissão de Transportes e Viação da Câmara dos Deputados realizará nesta quinta-feira, 13, em Sorriso e Sinop, no Norte do Estado, e na sexta, 14, em Cuiabá, Jaciara e Rondonópolis, um ciclo de Mesas Redondas com autoridades e especialistas para discutir impactos e oportunidades com a "nova BR-163" em Mato Grosso. A proposta foi encaminhada pelo deputado Wellington Fagundes (PR), eleito senador em outubro passado, um dos principais defensores da logística no Estado. “Estamos diante de uma das maiores obras deste Estado e é preciso se fazer uma ampla discussão em torno dela” – frisou o deputado.

A rodovia está em fase de duplicação em vários trechos e, com o processo de concessão, deve receber investimentos de quase R$ 3 bilhões nos próximos dois anos. Segundo Wellington, os investimentos na BR-163 significam um salto para a economia do Estado. “Trata-se do maior corredor de exportação de grãos do Brasil, responsável direto pelo equilíbrio da balança comercial brasileira – frisou o parlamentar republicano. Portanto, há muitas situações que precisam ser discutidas e de muito interesse da comunidade local”.

Em Sorriso, a Mesa Redonda acontecerá às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal.  À noite, a partir das 18 horas, o debate será na Câmara de Sinop. No dia seguinte, sexta-feira, 14, acontecerá a Mesa Redonda em Cuiabá, na sede da Federação das Indústrias, a partir das 10 horas. A tarde, às 14 horas, a Comissão Viação e Transportes da Câmara promoverá a Mesa Redonda em Jaciara, na Câmara Municipal  e, à noite, 19 horas, em  Rondonópolis,  sede da Câmara.

Estão confirmadas as participações de representantes da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e da concessionária Rota do Oeste-Odebrechet TransPort.

Fagundes explicou que as Mesas Redondas pretendem discutir com as lideranças locais estratégias para minimizar os impactos dessas obras a toda comunidade na zona de influência da rodovia. Ao mesmo tempo, sobre tais impactos, promover um amplo debate para criação de novas oportunidades e inclusão social. “Eu tenho dito que o desenvolvimento econômico de um Estado só se justifica se ocorrerem os avanços no campo social. É preciso criar os espaços e as ações efetivas, num projeto articulado, para que possamos fazer com que a BR-163 seja também a condutora de transformações de vidas” – disse o parlamentar.

Além do desenvolvimento econômico e social, a ‘nova BR-163’, que começa a ganhar forma com a restauração e duplicação, ao longo dos seus 850 quilômetros, entre a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul até a divisa com o Pará, traz como componente fundamental a busca da redução do atual numero de acidentes registrados. Principalmente no tocante as colisões frontais, causa da grande maioria das mortes.

Até outubro deste ano foram 2.798 sinistros registrados. Esse total representa  76,42% dos acidentes do Estado, que resultaram em 1.227 feridos. Foram registradas 122 mortes.  “A nova BR-163, esperamos nós, mudará muito essa realidade também. Por isso, importante se faz esse debate neste momento” – observou.






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