Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quarta - 05 de Novembro de 2014 às 17:40

    Imprimir


A partir de encaminhamento feito à Coordenadoria de Ações Comunitárias da Defensoria, a Defensora Pública e membro titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Silvia Maria Ferreira, vistoriou, nesta terça-feira (04), o Albergue Municipal do Porto, em Cuiabá.

O local acolhe pessoas encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que estão em situação de conflito ou romperam com as famílias, e dentre os problemas identificados pela Defensora está a falta de estrutura física e de pessoal.


Com capacidade para 50 pessoas, o albergue está abrigando apenas 30, pois duas salas estão sendo ocupadas pelo setor administrativo. Além disso, o Município possui apenas uma enfermeira para atender todos os abrigos da Capital, em sistema de rodízio.


Ainda de acordo com Silvia Ferreira, o local possui 17 funcionários. O número é suficiente, entretanto, os mesmos não possuem qualificação adequada. “Eles precisam ser capacitados e também é necessária a presença de um psicólogo em cada albergue, a fim de prestar assistência aos albergados que, em sua maioria, possuem problemas psicológicos ou necessitam de acompanhamento terapêutico”.


Frente ao constatado, a Defensora irá oficiar a Secretaria Municipal de Ação Social, quanto a necessidade de um psicólogo e a qualificação dos cuidadores e ainda a Secretaria Municipal de Saúde, em relação à possibilidade de contratação de uma enfermeira para cada abrigo. 

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10747/visualizar/