Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 15 de Setembro de 2014 às 06:54

    Imprimir


Foi lançado na sexta-feira (12), no município de Barra do Garças o projeto “Novos Passos”. A iniciativa é resultado de um esforço interinstitucional que tem por objetivo favorecer a ressocialização dos recuperandos que cumprem pena na cadeia pública do município. A cerimônia de lançamento, ocorrida no plenário do Fórum de Barra do Garças, contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre juízes, promotores de Justiça, secretarias municipais e estaduais e sociedade civil.

“Buscamos, com esse projeto, promover o reingresso dos recuperandos ao convívio social e a sua ressocialização, por meio do acesso a diversas políticas públicas, como emissão de documentos pessoais,programas de assistência social,previdência social, educação, saúde, saúde mental, qualificação profissional, empreendedorismo, assistência jurídica, cultura, esporte e lazer”, destacou o promotor de Justiça Wdison Luiz Franco Mendes.

O “Novos Passos” é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria Criminal, Poder Judiciário, por intermédio da 1ª Vara Criminal, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com diversas instituições da rede socioassistencial do município.

Durante o lançamento, o juiz da Vara de Execução Penal, Bruno D Oliveira Marques, fez uma apresentação das melhorias e reformas realizadas na cadeia do município. A assistente social do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Annelyse Cristine Cândido e o psicólogo da Sejudh e coordenador de Saúde Mental, Eduardo Santos Vieira, apresentaram as diretrizes e metas estabelecidas.

Consta no projeto, que, além dos cursos de profissionalização que serão oferecidos na unidade prisional, os recuperandos que cumprem pena no semiaberto terão aulas de reforço aos sábados à tarde. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou um médico para atender na unidade, duas vezes por semana, uma enfermeira padrão para atender três vezes por semana e uma técnica de enfermagem todos os dias.

De acordo com a assistente social do MPE, os perfis sociais de todos os recuperandos já foram traçados e as informações foram utilizadas para a definição das atividades a serem realizadas no Projeto. “Já estávamos desenvolvendo ações em relação ao uso de álcool e outras drogas antes. A Politec também fez um levantamento da falta de documentos dos presos, bem como a investigação para evitar a emissão de documentos sem necessidade. Cada etapa será realizada por seis meses, e em paralelo faremos outras atividades contínuas no interior da cadeia. Acreditamos que com esse trabalho reduziremos os índices de reincidência criminal e promoveremos a reinserção social dos reeducandos”, disse a coordenadora.

 

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11038/visualizar/