Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2014
Segunda - 08 de Setembro de 2014 às 17:03

    Imprimir


Alunos da Escola Chave do Saber durante visita ao TRE-MT
Alunos da Escola Chave do Saber durante visita ao TRE-MT
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu nesta segunda-feira (07.09), a visita de 85 estudantes do 8º e 9ª ano matriculados na Escola Chave do Saber (ECSA).  Na ocasião, os alunos com idade entre 13 e 14 anos, percorreram as dependências da instituição em visita guiada com explicações sobre funcionamento das sessões plenárias de julgamento, armazenamento e distribuição de urnas, história e logística das eleições, além de assistirem à palestra sobre a Justiça Eleitoral.

O passeio que durou cerca de três horas, integra o Programa Voto Consciente, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com propósito de introduzir aos jovens conceitos sobre relevância e significado do voto e o papel da Justiça Eleitoral.

Os alunos participaram da sessão plenária, na qual receberam boas vindas do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Juvenal Pereira da Silva, do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), juiz - membro Agamenon Alcântara Moreno Júnior, do Procurador Regional Eleitoral Douglas Guilherme Fernandes e dos demais membros do Pleno.

O desembargador Juvenal Pereira agradeceu a visita dos estudantes e pediu a contribuição dos mesmos no processo do pleito eleitoral. “Assim que completarem 16 anos, se alistem como eleitores, se informem quanto às propostas dos candidatos e votem de forma consciente. Ganhem esse poder.”

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral e juiz - membro, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, discorreu aos alunos a respeito da composição do Pleno e explicou um pouco das atividades de cada membro da Justiça Eleitoral. “Agradeço a presença de vocês e ressalto minha felicidade em vê-los aqui. É preciso entender o sentido que a Justiça Eleitoral tem em nosso país, funcionando de forma independente, garantindo a vocês o direito de exercitar essa cidadania de forma tranquila e consciente, verificando de fato quais são os interesses dos candidatos, vendo o que pode ser feito para melhorar o futuro dos cidadãos. O voto é uma garantia de todos nós”, frisou.

Conhecendo a Justiça Eleitoral

Após conhecerem o pleno, os estudantes visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral, no qual receberam orientações do servidor Nilson Fernando Gomes Bezerra, que explicou aos alunos sobre a história da democracia no Brasil de forma cronológica e trouxe informações de como era o voto no Brasil nos períodos do Império, velha República, na ditadura e na nova República, bem como a trajetória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, evolução das urnas com exposição do primeiro protótipo de urna eletrônica desenvolvida pela equipe de tecnologia do TRE-MT e logística das eleições.

Depois das palestras, para descontrair, os alunos participaram de uma eleição, votando nas urnas, em candidatos fictícios. Esse trabalho ocorreu sob coordenação do servidor Vinícius Martinez que esclareceu a eles sobre o funcionamento das urnas eletrônicas,  os efeitos do voto branco e nulo, respondendo a vários questionamentos.

A coordenadora pedagógica da Escola Chave do Saber, Ana Carla Fanini, considerou a iniciativa do Tribunal como uma forma de desenvolver a cidadania nos jovens: “É um programa maravilhoso com experiência muito válida. Espero que seja bem aproveitado pelas escolas para que a gente tenha um futuro melhor.”

A estudante do 8º ano, Maria Eduarda Cardoso, destaca a importância da visita ao TRE-MT e do Programa Voto Consciente.  “Foi uma visita bem interessante e muito esclarecedora. Há alguns pontos do Brasil que precisam ser melhorados e isso depende de nós. O trabalho que a EJE faz em incentivar os jovens é muito importante, pois nós somos o futuro da nação e votar consciente é garantir um futuro melhor para a sociedade”, finalizou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11073/visualizar/