Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 27 de Junho de 2016 às 18:38
Por: Redação TA c/ TJ-MT

    Imprimir


Um espaço de paz, fé e tranquilidade para os enfermos, médicos e funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (27/06), em Cuiabá, pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT).

O Solarium Espaço de Convivência Nossa Senhora de Lourdes foi construído utilizando madeira apreendida pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) e com recursos oriundos de penas de medidas alternativas do Juizado Especial Criminal da Capital (Jecrim).

Enfermeira na unidade hospitalar há sete anos, Cláudia Custódio Donado conta como a construção do novo espaço vai auxiliar no tratamento dos pacientes. “Quanto mais beleza e tranquilidade a gente consegue levar ao paciente, mais rápida é a recuperação dele.Rezar diante da gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes já é uma tradição entre os pacientes, mas o espaço ficou bem mais agradável agora. Acredito que a harmonia e o bem-estar deste espaço vão fazer bem não só para os pacientes, mas também para todos os funcionários e acompanhantes”, avaliou.

Presente à inauguração, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, emocionou a todos ao citar uma frase do Padre Antônio Vieira para exemplificar a necessidade de realizar obras de cunho social. “Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos apenas duramos”, reproduziu.

O desembargador ainda destacou a importância da atuação dos voluntários para a manutenção da Santa Casa. “Há pessoas que são como velas. Sacrificam-se para dar luz aos outros. E aqui só temos velas. Os médicos, enfermeiras e colaboradores se doam diariamente para que nossos irmãos possam ter o apoio necessário nos momentos mais difíceis. Parabenizo a todos eles e aos doutores Mário Kono e Rodrigo Curvo pela iniciativa”, salientou o presidente do TJMT.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Antônio DOliveira Gonçalves Preza, destacou que o PJMT tem ajudado a unidade nos momentos mais difíceis. “Esse evento não representa tudo que o Poder Judiciário tem feito por nós. Estamos passando por um momento delicado e a Justiça sempre tem nos apoiado para que possamos dar continuidade neste trabalho. Tenho certeza que este lugar será um bálsamo para os nossos doentes e agradecemos muito por isso”, afirmou.

O juiz coordenador do Jecrim, Mário Kono, contou que antes havia resistência quanto à aplicação das medidas alternativas. “Depois que a Santa Casa e o Hospital do Câncer passaram a fazer parte das instituições que recebem os recursos das penas pecuniárias, observamos que a inadimplência diminuiu. Isso se deu justamente porque as pessoas têm satisfação em ajudar essas instituições”, destacou.

Conforme o juiz coordenador do Juvam de Cuiabá, Rodrigo Curvo, a participação da unidade judicial em ações voltadas para a assistência social mostra que o papel da justiça vai além das medidas punitivas.

“É da essência do Juvam a destinação de produtos do crime ambiental para projetos de interesse socioambiental, como é o caso da Santa Casa. Por isso, foram doados 15 metros cúbicos de madeiras de várias espécies para contribuir com a confecção do Solarium”, enfatizou o magistrado, ao ressaltar que outras entidades interessadas em receber doações podem apresentar ao Juvam documentação e um projeto de onde pretende aplicar esses recursos.

Ao final da cerimônia, o capelão da Santa Casa, Padre Sebastião Vilela, realizou uma benção no local. “Fiquei bastante preocupado quando soube da construção, pois fiquei com receio da gruta de Nossa Senhora de Lourdes ser retirada do local. Mas, graças aos responsáveis, ela não foi retirada, mas sim enaltecida, ganhando um espaço todo especial para as orações dos enfermos e acompanhantes. Estou muito satisfeito em ver o sentido religioso vivo na Santa Casa”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade a juíza diretora do Fórum de Cuiabá, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, a juíza da Central de Conciliação do Fórum de Cuiabá, Adair Julieta da Silva, a Coordenadora de Ações Institucionais da Santa Casa, Telma Preza, bem como servidores, médicos e voluntários da instituição.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1127/visualizar/