Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 06 de Agosto de 2014 às 19:31

    Imprimir


Documentos internos do Ministério atestam a existência de 2.169 vagas
Documentos internos do Ministério atestam a existência de 2.169 vagas
O Deputado Federal Valtenir Pereira, acompanhado de membros da Comissão Nacional dos Candidatos Excedentes do Cargo de Fiscal Federal Agropecuário do Concurso MAPA/2014, reuniu-se (05/08) com o Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Gerardo Fontelles.

Na pauta, o aproveitamento total do cadastro de reserva do concurso público realizado pelo MAPA em maio deste ano. Documentos internos do Ministério atestam a existência de 2.169 vagas, com o alerta de que 4.413 servidores (aproximadamente 45% do quadro) estão recebendo abono de permanência, ou seja, já completaram o tempo exigido pela legislação e podem se aposentar a qualquer momento.

O deputado Valtenir ponderou que, dos 3.644 cargos existentes para Fiscal Federal Agropecuário (FFA), cerca de 885 estão vagos e podem ser preenchidos imediatamente pelos aprovados no último concurso.

“Não se justifica perder essa janela de oportunidade. O Ministério da Agricultura não precisa fazer um novo concurso. Basta prover essas vagas com os candidatos já aprovados. Fazer um novo concurso é jogar dinheiro fora e não atende ao interesse público. A falta de fiscais federais poderá trazer enormes prejuízos ao setor agropecuário e à saúde do povo. O Brasil poderá ter questionamentos sobre a qualidade dos produtos que exporta, inclusive com fechamento de mercados importadores,” enfatizou o deputado.

O Secretário-Executivo ponderou que a limitação de chamamento de candidatos obedece a critérios estabelecidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Está condicionado, segundo o Secretário, à disponibilidade orçamentária, mas que iria solicitar ao Ministro do MAPA, o mato-grossense Neri Geller (PMDB), para que por dentro do governo interceda junto ao MPOG defendendo a necessidade de prover integralmente os cargos vagos.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11285/visualizar/