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Distribuidora concentrou as inspeções de furto de energia elétrica nos bairros Vila Ipase e Jardim Imperador
Fiscalização especial da Cemat encontra 70 irregularidades em bairros nobres de Várzea Grande
Uma operação especial de combate ao furto de energia elétrica realizada pela Cemat em Várzea Grande constatou 70 irregularidades num universo de 1.207 unidades consumidoras fiscalizadas. Sob a coordenação da gerência de Recuperação de Energia, cerca de 40 equipes da distribuidora percorreram as ruas dos bairros Vila Ipase e Jardim Imperador, região nobre do município, na última terça-feira.
“A operação teve apoio da Política Técnica e da Polícia Civil e resultou na prisão de um homem por furto de energia elétrica”, afirma Marcelo Mamoru Onoe, gerente de Recuperação de Energia. De acordo com o gerente, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos e pagamento de multa.
As irregularidades mais comuns identificadas na fiscalização foram autorreligação (caso em que a unidade consumidora está desligada ou cortada no sistema da Cemat e recebe energia elétrica irregularmente, à revelia da empresa) e desvio de energia (quando parte do consumo não é registrado pelo medidor).
Ao constatar a fraude no medidor de energia, a empresa substitui o equipamento danificado por um novo e abre um procedimento interno para apuração dos danos. Além disso, encaminha o medidor retirado para avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Inmetro faz o laudo pericial indicando o percentual de energia que estava sendo consumido sem ser medido e, diante disso e com base na série histórica de consumo da unidade, a Cemat faz a cobrança retroativa da energia consumida e não paga pelo cliente.
Operação bairros nobres - Esta é a segunda operação concentrada deste ano. A primeira foi realizada em Cuiabá, nos bairros Boa Esperança e Jardim Itália, e identificou 54 irregularidades. “Nós realizamos inspeções diariamente, em diversos pontos da cidade, mediante denúncia dos clientes ou identificação das equipes de campo. Mas, a partir de agora, faremos operações como essa periodicamente, concentrando as equipes em determinados bairros da capital”, revela Marcelo.
Em 2013, a Cemat realizou 536.258 fiscalizações em Mato Grosso. Essa ação contribuiu para a redução do índice de perdas não técnicas da empresa, que fechou em 5,33% no ano, o menor valor registrado desde a privatização da empresa, em 1997. Também chamadas de comerciais, essas perdas representam o maior desafio das distribuidoras de energia, pois medem a incidência de furtos, fraudes e problemas de medição e faturamento.
“A operação teve apoio da Política Técnica e da Polícia Civil e resultou na prisão de um homem por furto de energia elétrica”, afirma Marcelo Mamoru Onoe, gerente de Recuperação de Energia. De acordo com o gerente, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos e pagamento de multa.
As irregularidades mais comuns identificadas na fiscalização foram autorreligação (caso em que a unidade consumidora está desligada ou cortada no sistema da Cemat e recebe energia elétrica irregularmente, à revelia da empresa) e desvio de energia (quando parte do consumo não é registrado pelo medidor).
Ao constatar a fraude no medidor de energia, a empresa substitui o equipamento danificado por um novo e abre um procedimento interno para apuração dos danos. Além disso, encaminha o medidor retirado para avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Inmetro faz o laudo pericial indicando o percentual de energia que estava sendo consumido sem ser medido e, diante disso e com base na série histórica de consumo da unidade, a Cemat faz a cobrança retroativa da energia consumida e não paga pelo cliente.
Operação bairros nobres - Esta é a segunda operação concentrada deste ano. A primeira foi realizada em Cuiabá, nos bairros Boa Esperança e Jardim Itália, e identificou 54 irregularidades. “Nós realizamos inspeções diariamente, em diversos pontos da cidade, mediante denúncia dos clientes ou identificação das equipes de campo. Mas, a partir de agora, faremos operações como essa periodicamente, concentrando as equipes em determinados bairros da capital”, revela Marcelo.
Em 2013, a Cemat realizou 536.258 fiscalizações em Mato Grosso. Essa ação contribuiu para a redução do índice de perdas não técnicas da empresa, que fechou em 5,33% no ano, o menor valor registrado desde a privatização da empresa, em 1997. Também chamadas de comerciais, essas perdas representam o maior desafio das distribuidoras de energia, pois medem a incidência de furtos, fraudes e problemas de medição e faturamento.
Fonte:
Com assessoria
URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11507/visualizar/