Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 04 de Julho de 2014 às 06:18

    Imprimir


Uma operação especial de combate ao furto de energia elétrica realizada pela Cemat em Várzea Grande constatou 70 irregularidades num universo de 1.207 unidades consumidoras fiscalizadas. Sob a coordenação da gerência de Recuperação de Energia, cerca de 40 equipes da distribuidora percorreram as ruas dos bairros Vila Ipase e Jardim Imperador, região nobre do município, na última terça-feira.

“A operação teve apoio da Política Técnica e da Polícia Civil e resultou na prisão de um homem por furto de energia elétrica”, afirma Marcelo Mamoru Onoe, gerente de Recuperação de Energia. De acordo com o gerente, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos e pagamento de multa.


As irregularidades mais comuns identificadas na fiscalização foram autorreligação (caso em que a unidade consumidora está desligada ou cortada no sistema da Cemat e recebe energia elétrica irregularmente, à revelia da empresa) e desvio de energia (quando parte do consumo não é registrado pelo medidor).


Ao constatar a fraude no medidor de energia, a empresa substitui o equipamento danificado por um novo e abre um procedimento interno para apuração dos danos. Além disso, encaminha o medidor retirado para avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (
Inmetro). O Inmetro faz o laudo pericial indicando  o percentual de energia que estava sendo consumido sem ser medido e, diante disso e com base na série histórica de consumo da unidade, a Cemat faz a cobrança retroativa da energia consumida e não paga pelo cliente.

Operação bairros nobres
 - Esta é a segunda operação concentrada deste ano. A primeira foi realizada em Cuiabá, nos bairros Boa Esperança e Jardim Itália, e identificou 54 irregularidades. “Nós realizamos inspeções diariamente, em diversos pontos da cidade, mediante denúncia dos clientes ou identificação das equipes de campo. Mas, a partir de agora, faremos operações como essa periodicamente, concentrando as equipes em determinados bairros da capital”, revela Marcelo.

Em 2013, a Cemat realizou 536.258 fiscalizações em Mato Grosso. Essa ação contribuiu para a redução do índice de perdas não técnicas da empresa, que fechou em 5,33% no ano, o menor valor registrado desde a privatização da empresa, em 1997. Também chamadas de comerciais, essas perdas representam o maior desafio das distribuidoras de energia, pois medem a incidência de furtos, fraudes e problemas de medição e faturamento.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11507/visualizar/