Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 04 de Junho de 2014 às 17:57

    Imprimir


Deputado Estadual Ademir Brunetto (PT)
Deputado Estadual Ademir Brunetto (PT)
Após receber uma denúncia do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar – CDCE da Escola Estadual Professor Benedito de Carvalho, localizada no bairro CPA II, o deputado estadual Ademir Brunetto (PT), foi fazer uma visita ao colégio onde comprovou a precariedade da instituição de ensino.

A escola que atende alunos do ensino fundamental, nos três ciclos de ensino, foi fundada há 32 anos e nunca passou por uma reforma geral em sua estrutura física. Apesar de todas as deficiências, a diretora da escola, Rebeka Ruiz Ornellas, comemora o alcance em 2011, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) onde o número alcançado pela unidade era previsto somente para 2017. Contudo, segundo a diretora esses números poderiam ser muito maiores se os estudantes tivessem um lugar adequado para os estudos e a realização de atividades extracurriculares.

Os principais problemas da unidade são o desgaste proporcionado pelos fenômenos naturais (chuvas, ventos e a alta temperatura), a deterioração do madeiramento do telhado que está coberto por cupins e resultam em goteiras nas salas de aula e problemas na fiação elétrica. Além disso, os rebocos das paredes encontram-se cheio de buracos, riscos profundos e infiltrações, as janelas estão sem vidros, os bebedouros e os banheiros em péssimas condições.

O deputado ficou horrizado com a situação. “A primeira vista a aparência da escola é de abandono, ruína e depredação”, avaliou. Apesar da precariedade da escola, Brunetto parabenizou os funcionários e a diretora pelo esforço em manter a instituição. “Sei do esforço de todos os funcionários em manter com o mínimo de condições a unidade funcionando. O mais preocupante é que os forros podem cair a qualquer momento em cima das crianças, a escola é escura e pouco ventilada. Somado a isso, o esgoto exala um mau cheiro que torna o ambiente insalubre”, destacou o parlamentar.

Brunetto ainda detectou problemas no refeitório dos estudantes que para ele é inadequado. “Sem opção, a diretoria usa o saguão de forma inadequada como refeitório. O espaço é muito baixo e o piso de toda a unidade é de cimento queimado e encontra-se com várias rachaduras, buracos e emendas feitas ao longo do tempo”.

Segundo a presidente da CDCE, Roseli Vicente da Silva, além de todas as dificuldades inerentes aos processos pedagógicos, a escola esta sofrendo com a baixa participação da comunidade escolar, que tem se distanciado, apesar das inúmeras tentativas de entrosamento por parte da unidade. “Acredito que o distanciamento esta ocorrendo por falta de perspectivas quanto à melhoria da infraestrutura da unidade, gerando um descrédito quanto ao potencial da escola”, relatou.

A diretora da unidade esclareceu que a Seduc já está com a elaboração do projeto da escola em andamento, contudo não existe apesar da urgência dos fatos a previsão de liberação de recursos para execução da obra.

De acordo com o parlamentar não existe mais a possibilidade de pequenos reparos, a escola necessita urgentemente de uma reforma geral evitando inclusive que algo de grave aconteça com as crianças. “Não existe sequer banheiro para os professores, isto é inadmissível”, descreveu Brunetto.

A diretora apresentou um relatório técnico emitido pelo engenheiro de segurança do trabalho da Seduc, Luiz Carlos Rodrigues Filho, onde já havia sido detectado a necessidade de demolição de toda a extensão do muro e implantação do asfaltamento entorno da escola criando acessibilidade através de calçadas. No documento do início deste ano, ainda relata a possibilidade de desmoronamento do muro.

Após 01 hora da saída do parlamentar da instituição, Brunetto recebeu a notícia que a parte de cima do muro da unidade escolar desmoronou como era previsto, informações da direção escolar ninguém saiu ferido.

Encaminhamentos – Logo após a inspeção, o parlamentar encaminhou um relatório a Secretaria de Estado da Educação, com as necessidades mais urgentes da unidade. E também solicitou ao Comando do Corpo de Bombeiros uma visita in loco a escola para averiguação dos problemas e emissão de um laudo técnico.

Em seu relatório o parlamentar citou as principais necessidades da instituição como: a construção de um refeitório, auditório e novas instalações para a biblioteca além de banheiros para os professores e funcionários. A separação da entrada dos estudantes e dos veículos na escola. Mudança do espaço da cozinha para um novo local e ampliação do saguão, bem como a reforma do muro. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11741/visualizar/