Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 31 de Maio de 2014 às 11:28

    Imprimir


Uma das maiores preocupações das cidades-sede com os turistas que vierem ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo é a orientação correta quanto à transação de troca de moedas estrangeiras pelo real. Segundo informações do Ministério do Turismo, um fluxo rotativo de 172 mil visitantes é esperado em Cuiabá durante o Mundial, sendo grande parte desse público formado por pessoas de outros países. A cidade se prepara para receber quem vem do exterior com atendimento especial em casas de câmbio, bares e restaurantes.

A troca de dólar e euro por real deve liderar as atividades de câmbio, com a conversão contrária da comum, que é a troca da moeda nacional pela estrangeira. Algumas casas contrataram funcionários fluentes em outros idiomas para atender melhor à demanda de turistas estrangeiros na região e funcionarão em locais e horários diferenciados. Um destes casos é o do Banco do Brasil, que irá trabalhar com horário especial entre os dias 10 e 27 de junho. A agência localizada na esquina da Rua Barão de Melgaço com a Avenida Getúlio Vargas irá abrir das 8h às 20h para operações de troca de moeda.

A Global Câmbio, uma das instituições financeiras com maior número de estabelecimentos em Mato Grosso, também está se preparando. Conforme o proprietário, Valde Barros, as cinco lojas - duas em Cuiabá e três no interior, nas cidades de Rondonópolis, Sinop e Primavera do Leste -, treinam os funcionários para atender com excelência os turistas dos países visitantes, e se preparam para transações com moedas sem tanta procura no mercado financeiro.

Já a Western Union, empresa presente em mais de 200 países, com filiais em vários estados do Brasil, disponibilizou em seu site um formulário em inglês e espanhol para melhor atender às necessidades dos turistas. Nas lojas da empresa serão distribuídos guias de bolso com telefones úteis e dicas dos pontos turísticos das cidades envolvidas no Mundial. A assessoria da Casa de Câmbio informou que o estabelecimento está preparado para atender o aumento da demanda durante os jogos na capital mato-grossense e ressaltou que cidade procurou se preparar da melhor maneira possível para atender os que vêm de fora. “Cuiabá está pronta para receber as seleções que irão jogar por aqui, bem como os turistas que nos visitarão nesse período. Esperamos que seja uma grande festa, com bons frutos para a cidade e região”.

O turista estrangeiro que chegar ao Brasil com dinheiro de outro país e quiser trocar pelo real deve procurar uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central para vender a moeda estrangeira e receber o valor correspondente na moeda nacional. A transação diária máxima permitida é de R$ 10 mil por pessoa e varia de acordo com a taxa de câmbio de compra do dia e o valor da moeda estrangeira em relação à nacional.

Segundo as regras do sistema financeiro, o percentual pago pela instituição financeira a turistas que queiram vender dólar, euro ou outra moeda estrangeira para adquirir o valor em real é sempre menor do que a operação inversa, do turista que queira comprar a moeda internacional dando em troca a moeda brasileira. Porém as diferenças entre operações de compra e venda variam de uma casa de câmbio para outra, já que estas transações abrangem, além do valor cambial fixo, algumas taxas adicionais, e o turista pode fazer uma pesquisa de mercado ou usar o auxílio do Banco Central para ver as opções mais vantajosas por meio do site:

http://www.bcb.gov.br/rex/cartilha/cartilha_cambio_envio_recebimento_pequeno_valores.pdf 

Para realizar a transação nas casas de câmbio, o turista estrangeiro precisa apresentar o passaporte como documento de identificação pessoal e fornecer informações como endereço e telefone, para a realização de um cadastro. O comprovante da troca deve ser exigido em todas as operações, pois é a garantia de que a ação foi realizada em locais autorizados. Entre os serviços oferecidos pelas casas de câmbios, os mais comuns são a troca da moeda em espécie e os cartões pré-pagos de viagens. A maioria das instituições financeiras de Cuiabá facilitam as operações oferecendo transações de compra e venda em lojas físicas, pela Internet ou telefone.

As operações cambiais só poderão ser feitas em instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, que fiscaliza operações ilegais. O estrangeiro que utilizar o mercado paralelo corre o risco de misturar seu dinheiro com recursos provenientes de tráfico de drogas, de armas e de outras atividades ilícitas, segundo alerta do BC. A instituição oficial orienta para a obrigatoriedade de declarar à Receita Federal o ingresso no país com valor em espécie ou cheques de viagens superior a R$ 10 mil ou ao seu equivalente em outras moedas. O não cumprimento da medida pode acarretar a retenção ou a perda dos valores que excederem o limite permitido, além de outras penas previstas na legislação brasileira.

Moeda estrangeira em bares e restaurantes

Segundo o Banco Central, nenhum estabelecimento nacional tem obrigação de aceitar pagamento em moedas estrangeiras. Contudo, em Cuiabá, os principais bares e restaurantes estão adotando medidas especiais para atender os estrangeiros da melhor forma possível durante a Copa do Mundo, entre elas o de aceitar o dólar e o euro como forma de pagamento, com a conversão de acordo com o câmbio do dia. Outra preocupação dos estabelecimentos é em relação ao cardápio, que está sendo readequado para este período de jogos, e a contratação de intérpretes.

A peixaria Lelis, uma das mais procuradas por turistas e que deve receber um grande número de estrangeiros durante o Mundial, está colocando em seu cardápio informações sobre os pratos em inglês e espanhol. Segundo o proprietário Lélis Fonseca, o estabelecimento está empenhado no treinamento de garçons bilíngues e busca um intérprete que domine o idioma russo.

Já o Choppão disponibilizará o cardápio online em outros idiomas. O dispositivo poderá ser acessado por celulares ou computadores dos próprios turistas ou pelos tablets que estarão espalhados pelo restaurante. De acordo com gerente Fernando Quaresma, uma grande preocupação é com a decoração local, que não será voltada apenas para a Seleção Brasileira. Também prestará uma homenagem aos 32 países que disputam o Mundial. "Queremos que os estrangeiros se identifiquem com o ambiente".

Saiba onde trocar moedas em Cuiabá: 

- Banco do Brasil – Agência da Getúlio Vargas 
www.bb.com.br 

- Cambiall Câmbio Financeira & Turismo - Av. Historiador Rubens de Mendonça, 2368 
http://www.cambiall.com.br/ 

- Câmbio Rápido – Av. Presidente Getulio Vargas, 1175 
http://www.cambiorapido.com.br/ 

- Confidence Câmbio – Pantanal Shopping 
http://www.confidencecambio.com.br/ 

- Global Câmbio – Rua Presidente Marques nº35 – Espaço La Provence 
http://www.globalcambio.com.br/ 

- HSBC – Av. Getúlio Vargas, 346 / Av. Fernando Correa da Costa, 2657 
http://www.hsbc.com.br/cambio 

- Parcam Câmbio e Turismo – Pantanal Shopping / Av. Getúlio Vargas, 628 
http://www.parcam.com.br/ 

- Western Union – Shopping Goiabeiras 
http://www.grupofitta.com 

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11767/visualizar/