Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 10 de Maio de 2014 às 13:15
Por: Do G1 MS

    Imprimir


As Forças Armadas iniciaram a zero hora deste sábado (10) a Operação Ágata 8 que está sendo realizada em toda a extensão de fronteira do Brasil com outros países. A ação conta com 30 mil militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e de outros órgãos como a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM), entre outros.

Segundo disse o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), na manhã deste sábado (10), o objetivo da operação é integrar as Forças Armadas e todas as agências de segurança  que tem interesse na segurança das fronteiras do país, impedir a entrada de armas e drogas, além de proteger o Brasil de possíveis atentados.

A operação acontece às vésperas da realização da Copa do Mundo no Brasil, motivo pelo qual o Ministério da Defesa decidiu envolver a mobilização terrestre, com foi feito durante a Copa das Confederações em junho de 2013.

Embora Mato Grosso do Sul não seja uma das cidades que vão sediar jogos da Copa, o estado deslocará efetivo militar para contribuir com a segurança do evento em Cuiabá (MT). Cerca de 900 militares de diversas unidades como engenharia e comunicação vão reforçar o efetivo na capital mato-grossense.

O comandante do CMO disse que a segurança de Mato Grosso do Sul não será prejudicada por conta do efetivo que será enviado para o estado vizinho. “ A segurança do estado não será prejudicada. Toda essa operação foi montada com base no trabalho de inteligência de nossas equipes”.

Além do trabalho terrestre também serão utilizados aviões e helicópteros. A Marinha concentrará os trabalhos nos rios Paraguai, Cuiabá e seus afluentes. Os outros órgãos de segurança pública também disponibilizaram suas equipes para intensificar os trabalhos em Cuiabá.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11938/visualizar/