Publicado em Terça - 08 de Setembro de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

Governo de MT entrega Delegacia 24h de atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes inauguraram nesta terça-feira (08.09) a reforma e adequação do “Plantão de Atendimento a vítimas de violência doméstica e sexual”, no bairro Planalto. A unidade funcionará 24 horas por dia. A solenidade contou com a presença da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro

Leia mais...
Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

A mudança no comando do 25º Batalhão de Várzea Grande aconteceu nesta quinta-feira(28.08) - Foto: Sd Souza Cruz/PMMT
A mudança no comando do 25º Batalhão de Várzea Grande aconteceu nesta quinta-feira(28.08) - Foto: Sd Souza Cruz/PMMT

Combate ao tráfico de drogas é prioridade do novo comandante do 25º Batalhão da PM

Publicado em Quinta - 27 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

Com foco no combate ao tráfico doméstico de droga, o tenente-coronel Rhyter Rodrigues Setubal, de 42 anos, assumiu nesta quinta-feira (27.08), o comando do 25º Batalhão da Policia Militar, com sede no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

Leia mais...
Foto: Sd Rodrigues/PMMT
Foto: Sd Rodrigues/PMMT

Novo comandante da Companhia da PM em Leverger assume e começa a percorrer comunidades

Publicado em Quarta - 26 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

O tenente-coronel Edylson Figueiredo Pintel assumiu na manhã desta quarta-feira (26.08) o comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Santo Antônio de Leverger (a 34km de Cuiabá).

Além da cidade de Leverger, essa unidade policial é responsável pelo policiamento ostensivo de prevenção e repressão a criminalidade em Barão de Melgaço (a 113 km de Cuiabá) e todos os distritos desses dois municípios, incluindo Mimoso, Agrovila de São Vicente, Engenho Velho, Varginha e Morrinhos.

Logo depois de assumir a função, o tenente-coronel Edylson informou que começa seu trabalho visitando e ouvido moradores de todas as comunidades.


Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Sistema Penitenciário doa drone para Batalhão Ambiental da Polícia Militar

Publicado em Sábado - 22 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) doou, nesta sexta-feira (21.08), um Veículo Aéreo não Tripulável (Drone) para incrementar as ações do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental. A doação foi feita por meio da direção da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande),

Leia mais...
Foto: Sesp-MT
Foto: Sesp-MT

Botão do pânico é disponibilizado às vítimas conforme decisão judicial

Publicado em Quinta - 20 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O botão do pânico, dispositivo de monitoramento disponibilizado às vítimas de violência doméstica, é oferecido pelo Estado desde 2014, mediante decisão judicial. Atualmente, 81 vítimas utilizam o aparelho e a Sesp-MT por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, tem à disposição da Justiça quase mil equipamentos.

Leia mais...
Foto por: PMMT
Foto por: PMMT

Policia Militar agiu em mais de 4 mil dispersões e 280 mil abordagens de prevenção à Covid-19

Publicado em Domingo - 16 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

Em cinco meses de pandemia a Polícia Militar tem sido uma grande aliada da população mato-grossense na prevenção do novo coronavírus, além da missão constitucional de fazer segurança pública, atuar na prevenção e repressão à criminalidade.

Leia mais...

Live retrata que violência doméstica é ameaça do passado ao presente

Publicado em Sábado - 15 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ MPE-MT

Quase dois séculos separam a história de duas Marias. A primeira foi a imperatriz Maria Leopoldina. Apesar de controvérsias, historiadores sustentam que sua morte foi provocada por complicações decorrentes de um aborto causado por chutes proferidos em seu ventre pelo seu companheiro. A segunda, Maria Aparecida Sampaio, moradora do município de Diamantino, a 182 Km de Cuiabá, foi vítima de agressões do seu próprio filho, que agiu sob efeito de bebida alcoólica.

Dois exemplos, um ocorrido em 1826 e o outro em 2020, que demonstram que a violência contra a mulher é uma mancha na história do mundo e do país e atinge todas as camadas sociais, independente de raça, cor ou credo.

Leia mais...
Foto: Michel Alvim - SECOM/MT
Foto: Michel Alvim - SECOM/MT

Estado e Município se unem para construção do 13º Batalhão da PM

Publicado em Quinta - 13 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), assinou nesta quinta-feira (13.08) um convênio com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá) para a construção do 13º Batalhão de Polícia Militar do município.

Leia mais...
Foto: Força Área Brasileira (FAB)
Foto: Força Área Brasileira (FAB)

Gefron e Ciopaer atuam em apoio à Polícia Federal em abordagem de aeronave interceptada pela FAB

Publicado em Segunda - 03 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Equipes do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e a tripulação do Águia 04, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), atuaram com a Polícia Federal na cidade de Rondonópolis-MT (210 km ao sul da capital) em abordagem de uma aeronave modelo EMB-720 Minuano no domingo (02.08).

Leia mais...

Polícia Civil moderniza atuação com primeiro inquérito digital integrado ao TJ

Publicado em Sexta - 12 de Junho de 2020 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Delegacia de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá) entra para história da Polícia Civil como a primeira unidade do Estado a implantar o inquérito 100% digital integrado junto ao Poder Judiciário. A Delegacia foi escolhida para abarcar o projeto modelo de transição do inquérito físico para o eletrônico que gerará maior economia e agilidade nos procedimentos.

O inquérito policial eletrônico é a integração do sistema Cartórium do conjunto de módulos do Geia da Polícia Civil, com o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça. A integração dos dois sistemas tornará o inquérito policial 100% digital e integrado, de forma que todas as peças que compõem o inquérito sejam transmitidas em tempo real, sem a necessidade de uso de papel.

Leia mais...