Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Terça - 06 de Maio de 2014 às 07:14

    Imprimir


O Curso de Trânsito e Cidadania para Condutores Infratores iniciou na segunda-feira (05) com a participação de 52 pessoas. São motoristas que, em sua maioria, foram flagrados nas ruas de Cuiabá e de Várzea Grande sem Carteira de Habilitação ou com sinais de embriaguez. Esta é a segunda turma que participa do curso promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com a promotora de Justiça Márcia Borges Furlan, os participantes possuem dois perfis distintos: alguns respondem a Termo Circunstanciado no Juizado Especial Criminal e outros foram denunciados, mas poderão ter o processo suspenso caso cumpram as exigências estabelecidas. O certificado expedido ao final da qualificação é apresentado no processo, para autorizar a sua finalização. Somente os alunos que tiverem a frequência exigida poderá ser beneficiado.

Na primeira turma, segundo ela, dos 44 inscritos, 28 terminaram o curso. “Os que não concluíram estão fazendo de novo e ainda não tiveram a sua situação resolvida. A participação nas aulas é exigência para efetivação de transação penal no Juizado Especial Criminal ou a suspensão condicional dos processos relacionados a crimes cometidos no trânsito, nos juízos comuns tanto da Capital quanto de Várzea Grande”, explicou a promotora de Justiça.

A analista do Serviço de Trânsito do Detran, Juliana Silva do Carmo, explica que o conteúdo programático da capacitação inclui informações sobre ética e cidadania, legislação de trânsito, relacionamento interpessoal no trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e trânsito e meio ambiente. “É uma reeducação para que eles repensem sobre as suas atitudes, sobre todo o contexto que envolve o trânsito. Durante o curso, serão realizados módulos sobre educação e cidadania, legislação, direção defensiva e primeiros socorros”, disse.

O curso, que se estenderá até sexta-feira (09), está sendo realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, das 13h às 17h. A iniciativa faz parte da programação referente à mobilização “Maio Amarelo – Atenção Pela Vida”. O referido movimento conta a participação de vários órgãos públicos e empresas privadas de Cuiabá e do interior do Estado. No decorrer do mês de maio, serão realizadas palestras nas escolas, passeios ciclísticos, passeatas e oficinas na “Cidade Mirim” do Detran. A proposta é chamar a atenção da sociedade sobre a educação no trânsito.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11979/visualizar/