Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 21 de Junho de 2016 às 13:13
Por: Redação Ta c/ Secom/VG

    Imprimir


Foto: Robson Silva/ Secom
O curso de capacitação integra as forças de Segurança Pública no Programa de Procedimentos Operacionais Padrão (POP),
O curso de capacitação integra as forças de Segurança Pública no Programa de Procedimentos Operacionais Padrão (POP),
O secretário de Defesa Social, Alexander Torres Maia e o comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, cel. Gley Alves de Almeida Castro abriram oficialmente na tarde desta segunda-feira (20), o curso de capacitação que integra as forças de Segurança Pública no Programa de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), da Polícia Militar para o contingente da  Guarda Municipal de Várzea Grande. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Universitário (Univag), e reuniu o alto comando da Polícia Militar, diversas autoridades da instituição militar, representantes do governo municipal e do legislativo.

Para o secretário de Governo que representou a prefeita Lucimar Sacre de Campos no evento, César Miranda é com empenho e determinação que a gestão proporciona a Guarda Municipal uma capacitação tão importante  que com certeza busca melhorias na qualidade de atuação da instituição de segurança,  que visa a melhoria de serviço público, mas acima de tudo,  melhoria da qualidade de segurança ao cidadão varzeagrandense.

“Criada na década de 90, início do ano de 2000 já foi modelo de atuação, porém, não recebeu nesses últimos anos a devida atenção. A nossa missão com a capacitação é de recuperar a Guarda Municipal que foi relegada pelas gestões passadas. Firmar convênio com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso para capacitar os nossos agentes é colocá-los frente à sociedade com mais respeito na sua nobre missão de resguardar vidas e combater a criminalidade,  e acima de tudo ter uma guarda municipal comprometida com sua própria instituição”, destacou o secretário de Governo.

O secretário de Defesa Social, Alexander Maia disse que a capacitação será um divisor de águas, onde a instituição terá uma gestão de excelência elevando todos os setores estratégicos da corporação em padrão internacional de segurança.

“O POP é uma ferramenta metodológica de ensino que padroniza a atuação das forças policias.  Estamos neste curso que terá 400 horas/aula, onde  guardas municipais estão sendo capacitados em níveis da força policial baseados nos princípios da segurança pública, onde daqui para frente terão conhecimentos sobre a utilização de armamentos no manuseio e uso de armas letais e não letais, saber se posicionar em eventos críticos e policiamento especializado com ética e responsabilidade. O nosso papel é dar apoio às ações da Polícia Militar e estando altamente capacitados na mesma proporção da Polícia Militar já é um grande avanço, tendo em vista,  a adequação da atuação nas ações e operações policiais”, esclareceu o secretário Maia.

O comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Gley Alves de Almeida Castro explicou que o POP (Procedimento Operacional Padrão), é uma ferramenta adotada pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso que busca padronizar a forma de atuação das polícias. “Capacitar a Guarda Municipal é a construção de uma parceria com governo municipal de Várzea Grande com objetivo de fortalecer o sistema de gestão,  não só da Polícia Militar,  como da Guarda Municipal.

A Polícia Militar, na execução das diversas missões de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública deve agir estritamente dentro dos parâmetros legais, consciente que é um profissional ao serviço da sociedade. Esses preceitos que embasam o POP é o compromisso de atuação profissional das polícias na defesa da vida, da integridade física e dignidade da pessoa humana. A ferramenta já é utilizada pela Polícia Militar com resultados satisfatórios e estamos estendendo as Guardas Municipais no modelo de capacitação”, frisou.

Para o guarda Marcelo Jassek Drumond que atua na instituição desde a criação,  o curso é extremamente importante, tanto para a capacitação, quanto para a integração com as forças policiais. “Agora é aplicarmos esta ferramenta na prática no dia a dia para melhor atendimento as ocorrências, uma vez que vamos estar integrados nos mesmos padrões de atuação.  O ganho é maior para a sociedade”.

A guarda Sumara Ambrósio Evangelista, que está atuando na corporação há 3 anos, disse que investir em capacitação é essencialmente necessário para melhor atendimento à população. “Com esta capacitação, com certeza, as atuações passarão por melhorias expressivas no atendimento ao cidadão de Várzea Grande".

De acordo com o instrutor da capacitação, major da Polícia Militar Félix, no decorrer do curso serão ministradas técnicas operacionais de abordagem, manuseio de armas letais e não letais, ética, defesa pessoal, gestão e foco na competência.

“Essas diretrizes que nortearão a capacitação elevará a qualidade do serviço prestado. O curso é uma  forma de reciclagem, treinamento para melhor atender o cidadão. Ao todo, foram formadas 5 turmas, conforme disponibilidade de escala dos guardas. A qualificação ocorre em período integral, de segunda a sexta-feira, na Academia de Polícia Militar do Costa Verde”, finalizou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1218/visualizar/