Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 24 de Março de 2014 às 19:29

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC), a Fundação Itaú Social, o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), por meio das Secretarias de Educação Estadual e Municipal, estão aderindo a participação, da quarta Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Portanto, as unidades escolares poderão realizar as inscrições para participar do evento.

A inscrição poderá ser feita até o dia 30 de abril, por professores do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. Vale lembrar que somente as escolas públicas participam. As escolas devem mandar o texto produzido para às comissões julgadoras até o dia 15 agosto, por meio do site www.escrevendoofuturo.org.br.

O objetivo da Olimpíada de Português é desenvolver ações de formação de professor, com o objetivo de contribuir para melhoria de ensino da leitura e escrita das escolas públicas brasileiras, além de promover o uso de novas metodologias usadas pelos professores e gestores de sua instituição, repassando seus conhecimentos mais aguçados sobre a Língua Portuguesa aos alunos.

A Olimpíada ocorre de dois em dois anos, sendo que nos anos pares realiza um concurso de produção de textos, premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas. É dividida em categorias: Poema do 5° ao 6° Ano, Crônica do 7° ao 9° Ano do Ensino Fundamental, além de Artigo de Opinião no 2° e 3° Ano, do Ensino Médio. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

O tema em questão “O lugar onde vivo”, será trabalhado por todos os alunos. Cada turma deverá elaborar seu projeto dentro da sua categoria e temática.

Das cinco etapas da Olimpíada, a primeira será realizada nas escolas. Depois municipal, o estadual, regional por fim o tão esperado o nacional. Serão selecionados cerca de 500 trabalhos e desses, os 152 que se destacarem serão finalistas de cada gênero. Seus professores receberão medalhas de bronze, livros além de participarem de oficinas de literatura e de escrita.

A etapa final será em Brasília/DF, com os 20 estudantes e 20 professores para receber medalhas, obras literárias, microcomputador além de muitos outros materiais. As escolas também receberão premiações como equipamentos de informática, telão, projetor e livros.

Outras informações, acesse o portal:www.escrevendoofuturo.org.br, ou entrar em contato com a técnica responsável; Profª Érika Meireles pelos telefones: 9299-5087 ou 3688-8159.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12361/visualizar/