Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 20 de Março de 2014 às 06:27

    Imprimir


Foto: Agência Brasil
Cerca de 2,5 mil professores de todo o país se reuniram no Palácio do Planalto na quarta-feira (19)
Cerca de 2,5 mil professores de todo o país se reuniram no Palácio do Planalto na quarta-feira (19)
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realizou na tarde de quarta-feira (19) um ato na praça Alencastro para mostrar as condições enfrentadas pelos educadores no cotidiano escolar e também para protestar por mais investimentos na educação pública.

O ato público contou com a presença de trabalhadores da educação dos municípios da Baixada Cuiabana e de alunos que levaram suas discussões. Também foram apresentadas as reivindicações nacionais, como o investimento de 10% do PIB na educação, as pautas estaduais, que tem como exemplo a melhoria da infraestrutura das escolas, além da luta pelo respeito aos planos de carreira da categoria nas redes municipais.

Para a presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Liceu Cuiabano, Júlia Tizziani Silva, que participou do ato com seu protesto, um dos principais problemas é o pouco investimento nas escolas públicas. "O Liceu Cuiabano é apresentado como exemplo pelo Governo, mas quando chove, por exemplo, não podemos utilizar a quadra porque ela fica alagada. Mas sabemos que a realidade da minha escola é bem diferente da maioria das escolas, onde falta muita coisa, mas que o Governo não muda essa situação".

O presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, enfatizou na manifestação a importância da união da categoria para que mais conquistas possam acontecer. "A nossa luta continua em 2014 e permanecemos firmes na tentativa de colocar a escola pública como prioridade. Não iremos aceitar ameaças e represálias, com o que está acontecendo em alguns municípios, pois não somos o lado mais fraco desta luta. Juntos iremos avançar nas conquistas e nos defender de governos que tentam coibir o nosso direito".

Uma caravana de cinco ônibus com trabalhadores da educação de Mato Grosso está em Brasília participando das manifestações realizadas pela Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12416/visualizar/