Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 19 de Março de 2014 às 17:56

    Imprimir


Arquivo
De acordo com Bartolomeu José Ribeiro de Souza, o plano é de 145 metas e grande parte delas não foi alcançada
De acordo com Bartolomeu José Ribeiro de Souza, o plano é de 145 metas e grande parte delas não foi alcançada
O auditório da antiga Escola Couto Magalhães foi palco da avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) que teve a participação dos segmentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os trabalhos ocorreram, na terça-feira à tarde (18.03) e foi apresentada pelo comitê de avaliação da secretaria. O plano teve a vigência de 10 anos (2004/2013).

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais, Eunice da Silva Araújo, será apresentado o esboço do PME, os principais resultados. “A partir do raio x, serão esboçadas as diretrizes do próximo plano para os 10 anos seguintes”, destaca.

Participou também da apresentação da avaliação o professor mestre, Bartolomeu José Ribeiro de Souza, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele explicou que o plano é de 145 metas e grande parte delas não foi alcançada. “Mas muitas delas que avançaram e isso é um bom sinal”,destaca.

Ele lembra que Várzea Grande é uma das poucas cidades que criou o plano decenal que envolve toda a educação do município, não ficando restrito a Rede Municipal de Ensino. “Com o plano, temos um cenário de como caminhou a educação nesse período o que pretendemos para o próximo”, assinala.

Na apresentação, a metodologia do trabalho de avaliação de profundidade de Políticas Públicas foi detalhada. Esse trabalho contou com visitas em escolas, entrevistas com professores e alunos, além de realização de grupos focais.

Para o secretário  de Educação,  Jonas S da Silva, a avaliação é uma das etapas mais importante do processo educacional. “Sem ela, não tem como medir o avanço de um trabalho desenvolvido”, ressalta.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12418/visualizar/