Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 18 de Março de 2014 às 14:13

    Imprimir


Delcio JB
A apresentação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado - PDI da Prefeitura de Várzea Grande, realizada na segunda-feira (17), no plenário do Legislativo Municipal, contou com as presenças do prefeito Walace Guimarães, secretariado local e coordenadores do Tribunal de Contas do Estado, que proferiram palestras no período matutino.  As oficinas técnicas foram realizadas à tarde.

O objetivo do PDI, informou a secretária de Articulação Institucional do TC/MT, Cassyra L.Vuolo, é repassar às prefeituras as experiências vivenciadas pelo próprio Tribunal. "O Plano, por si só, não gera resultados. Tem que ter indicadores específicos. As equipes municipais é que estipulam a execução das ações. O PDI impõe disciplicina e comprometimento".

Ela explicou que o livro editado pelo TC sobre o PDI reúne os trabalhos desenvolvidos pelo órgão em 2013 junto aos 20 municípios que aderiram ao programa. "Em síntese, é uma ferramenta de Gestão Pública, e visa nortear a administração municipal em seu Planejamento Estratégico". Cassyra citou que Várzea Grande precisa estar na vanguarda e dar os primeiros passos para que as metas administrativas sejam alcançadas 100%. Uma das normativas do programa é incentivar os secretários municipais para que abram os planos de ação.

A técnica do TC também frisou que é impossível gerenciar qualquer município sem um plano "ou com um plano sem controle". Quando isso acontece, ao invés de gerir, advetiu, existe o risco de que determinado setor passe a andar em círculos, sem avançar. "A partir do PDI, foram criadas normativas pelo TC/MT. Muito em breve, os secretários irão receber ofícios solicitando informações a respeito do andamento do PDI neste município. A ideia é multiplicar forças para somar resultados. Via GPE (Gerenciamento Estratégico de Ação) online, poderão ter clara sinalização de onde progrediram ou estagnaram".

A segunda palestrante, Elisabete Queiroz, (TC/MT), exibiu um vídeo (desenho) para melhor retratar a necessidade de que qualquer gerenciamento tenha um plano de ação. "Trata-se de um exemplo clássico de como é importante planejar para que nenhuma surpresa desagradável se manifeste em futuro breve", alertou. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12441/visualizar/