Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 18 de Junho de 2016 às 18:45
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Polícia Militar
Continua neste sábado (18.06) a Operação Carga Máxima, que levou às ruas de Cuiabá e Várzea Grande um reforço de 450 policiais e 150 viaturas na noite de sexta-feira (17). No domingo (19), a operação continuará com a mesma força e efetivo.

Os dados parciais da operação, divulgados pelos Comandos Regionais da Polícia Militar (CR1 e CR2), apontam 20 prisões, algumas em flagrante delito por roubos, três armas de fogo apreendidas, celulares e carros roubados recuperados.

No bairro Praeiro, dois homens foram presos em flagrante e três detidos para averiguação por suspeita de envolvimento no roubo de um veículo modelo Strada. Com ele a polícia apreendeu o carro e uma pistola 380 com 15 munições.

Um revólver calibre 38 foi apreendido com um rapaz preso em flagrante por assalto. Ele estava com a arma e quatro aparelhos celulares roubados minutos antes em uma residência.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, vistoriou de perto o desenvolvimento da ação em vários pontos da capital. Do bairro Pedra 90 à região central de Cuiabá, ele acompanhou blitzes, bloqueios e abordagens policiais. “Mesmo com a situação controlada, nós optamos por estarmos mais presentes neste final de semana na região metropolitana, justamente para que as pessoas se sintam mais seguras”, disse.

Jarbas lembrou que as forças policiais vêm sendo reforçadas com investimentos inéditos em efetivo (3.550 novos profissionais), armamento e viaturas. “Em breve teremos 200 novas caminhonetes do tipo SUV, modernas e robustas, para garantir mais mobilidade às forças policiais. O objetivo é que as pessoas se sintam mais seguras a cada dia”, afirmou.

Nas visitas, o secretário também ouviu moradores, como o comerciante José Márcio Alves, que mora há 22 anos no Pedra 90. “Ações como essa são muito importantes para nós. Esperamos que ocorram sempre”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves de Almeida Castro, também acompanhou a operação. Ele explicou que as ações acontecem simultaneamente com blitzes, bloqueios e saturação nos bairros. “São ações importantes e necessárias que já vínhamos realizados, porém agora de maneira mais forte”, observou.

Forças integradas

Mais de 450 policiais inclusive as forças especializadas da Segurança Pública como os batalhões de Operações Especiais, de Trânsito, a Rotam e o Ciopaer, compõem o efetivo. As equipes da Força Tática e do Comando de Ação Rápida (CAR) também integram o aparato. São cerca de 150 viaturas, carros e motocicletas em pontos de abordagens e circulando pelas ruas e avenidas.

Policiais civis estarão de plantão nas delegacias. Unidades especializadas da PJC, como a Gerência de Operações Especiais (GOE), Grupo de Combate ao Crime Organizado, Delegacia Fazendária, Delegacia do Meio Ambiente e a Especializada de Entorpecentes vão dar apoio à operação.

O Corpo de Bombeiros atua conjuntamente com vistorias preventivas em estabelecimentos comerciais.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1247/visualizar/