Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quinta - 27 de Fevereiro de 2014 às 16:37

    Imprimir


movimentoordemvigilia
Decisão atende um pleito do setor produtivo do estado.
Decisão atende um pleito do setor produtivo do estado.
O Governo do Estado vai enviar cinco milhões de litros de óleo diesel aos municípios para a recuperação de estradas em situação crítica devido às intensas chuvas. A decisão foi tomada pelo governador Silval Barbosa durante reunião com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, nesta quinta-feira (27). Ainda foram colocadas à disposição maquinários  que o governo possui em todas as regiões do Estado. Aliado a isso, está o trabalho da Defesa Civil, que mantém equipes preparadas em todas as regiões afetadas.

A decisão atende um pleito do setor produtivo do estado, já que a chuva intensa dos últimos dias tem dificultado a colheita e escoamento da safra de soja. “A defesa civil está atenta para mapear os pontos emergenciais. Também colocamos à disposição dos municípios cinco milhões de litros de óleo diesel e a estrutura de todas as patrulhas mecanizadas para arrumar os trechos críticos”, disse Silval Barbosa, acrescentando que cada município também possui um conjunto de máquinas para esse tipo de ação, as quais foram repassadas pelo Governo do Estado.

O chefe do Executivo estadual reforçou ainda que o setor produtivo tem sido um grande parceiro do Estado e que esta parceria será importante paras as ações de recuperação das estradas após o período de chuvada. “Passado a chuva, vamos intensificar as parcerias para fazer a recuperação de 22 mil quilômetros de estrada de chão e aquelas que possuem pavimento antigo”, afirmou.

Outro ponto lembrado por Silval são os trabalhos e a luta do Governo do Estado por melhorias na logística. O governador destacou que o Estado tem investido no MT Integrado, que vai retirar 44 municípios mato-grossenses do isolamento e representa mais de três mil quilômetros de asfaltamento. Ressaltou ainda a luta constante pela Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Cuiabá-Santarém. “Essas duas ferrovias vão melhorar muito o sistema de logística do Estado”, frisou.

O presidente da Famato avaliou como positivo o encontro com o governador e aprovou decisão de enviar combustível. “Com o apoio de diesel do Governo do Estado e com o apoio dos produtores identificando os locais emergenciais eu acredito que conseguimos arrancar a safra nesse momento”, disse Prado, acrescentando que após o período da chuva o setor deve se reunir novamente com o governo para traçar um plano de recuperar as estradas de forma definitiva. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12639/visualizar/