Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 25 de Fevereiro de 2014 às 07:33

    Imprimir


“Mato Grosso é o único Estado do país que já alinhou seu Plano de Educação ao Plano Nacional” que tramita no Congresso Nacional. A afirmação foi feita pelo diretor de Cooperação e Planos de Educação da Secretaria de Articulações com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC), Geraldo Grossi Junior, durante o Encontro de Avaliadores Educacionais do Centro Oeste. O evento teve início nesta segunda-feira (24) e prossegue na terça (25), em Cuiabá.

De acordo com Grossi Júnior, o Estado não precisará fazer nova avaliação de seu Plano e adequação ao PNE, pois o trabalho já foi realizado em Conferência coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em 2011. “Em Mato Grosso os avaliadores locais farão o trabalho de suporte na elaboração e alinhamento somente dos Planos dos municípios”, disse.

Ele citou ainda que o encontro de Cuiabá é o último de cinco eventos que estão sendo realizados, desde o ano passado, em todas as regiões do país. “Nessas atividades fazemos um balanço das ações de 2013 e planejamos o trabalho para esse ano, em que teremos que finalizar a elaboração e adequação dos Planos de Educação de todos os municípios e Estados”, citou.

Atualmente, apenas 10 unidades da federação e outros 30% dos 5.570 municípios do país possuem planos. Conforme prevê o PNE que deverá ser aprovado pelo Congresso em junho deste ano, todos os entes devem ter seus documentos com metas educacionais alinhadas as metas nacionais. O trabalho dos articuladores educacionais é para que os Estados possuam Planos e alinhados até junho e os municípios, até dezembro.

Com todos os entes (União, Estados e Municípios) com planejamento e metas conjuntas na área educacional, o MEC - em parceria com as Secretarias de Educação - trabalharão o cumprimento das ações, em regime de colaboração. Essas ações marcam o início da implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE), conforme prevê a Constituição Federal.

Mais Articuladores

Durante o Encontro, Geraldo Grossi Júnior informou que para dar conta da demanda, os Estados selecionarão mais articuladores educacionais. E cada um ficará responsável por 25 municípios. Em Mato Grosso, dos três atuais, o número subirá para seis.

A professora Maria Luiza Zaniratto, que está entre os que assumiram a nova função este ano destaca a importância do trabalho. “Os Planos alinhados e, por fim o Sistema, são fundamentais para unificarmos as ações nacionais em prol do esforço de construirmos uma educação com qualidade e que garanta o direito de aprendizado a todos os estudantes”, finalizou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12670/visualizar/